Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Vacinação covid-19: doentes graves podem ter prioridade sobre idosos

Pessoas acima dos 75 anos não deverão ser prioritárias, segundo o plano de vacinação que ainda está a ser preparado.

Vacinação covid-19: doentes graves podem ter prioridade sobre idosos
EPA

As pessoas acima dos 75 anos podem não ser prioritárias no plano de vacinação contra a covid-19. Primeiro deverão ser os doentes graves, utentes e funcionários de lares e alguns profissionais de saúde, avançam vários orgão de comunicação social. No entanto, a estratégia está ainda ser definida pela comissão técnica da vacinação, lembra o Ministério da Saúde. 

De acordo com os media, as pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças graves, como insuficiência cardíaca, respiratória e renal, os funcionários e utentes de lares e os profissionais de saúde que trabalham na chamada primeira linha devem ser os primeiros a ser vacinados. São cerca de 750 mil pessoas.

Numa segunda fase devem ser vacinadas pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças crónicas. São perto de três milhões de pessoas. 

O Ministério da Saúde esclarece, entretanto, numa nota enviada às redações,que a estratégia de vacinação contra a Covid 19, em preparação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), ainda não foi discutida com o Ministério da Saúde nem validada politicamente. As informações vindas a público "estão incluídas num documento meramente técnico".