Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Kim Wilde: a menina bonita do synth-pop faz 60 anos

Imitava Mick Jagger em criança, hoje dedica-se à horticultura.

Kim Wilde: a menina bonita do synth-pop faz 60 anos

Kim Wilde é partir de hoje uma sexagenária. Nascida a 18 de novembro de 1960, a cantora inglesa teve em 1981 o seu ano de revelação, com êxitos que ainda hoje se ouvem, como 'Kids in America' e 'Cambodia'.

Com roupas pretas, incluindo o casaco de couro, olhos densamente pintados e um corte capilar à David Bowie da fase de glam-rocker, Kim Wilde era a menina bonita que queria ser feia.

Tornou-se um ícone feminino da new wave com aquele synth-pop arrebitado e contagiante. Com os anos, foi-se colorindo e convertendo à pop. Hoje é já uma lenda e uma senhora.

Elencamos em baixo algumas das curiosidades de Kim Wilde.

Música no sangue
Kim Wilde vem de uma família dedicada à música e que se tornou a sua rede de apoio. O pai Marty Wilde era um rock & roller inglês dos anos 50. O irmão Ricky Wilde tem sido desde sempre o diretor da banda de Kim e o seu compositor principal. E a mãe Joyce Baker assumiu-se como a manager da cantora. Nesta reportagem em baixo que acompanha a primeira digressão de sempre, em 1982, bem se pode ver toda a família próxima a acompanhar os primeiros passos a sério de Kim Wilde em palco.

 

Lábios carnudos
Em criança, Kim Wilde costumava imitar Gary Glitter e Mick Jagger. A cantora tem em comum com o vocalista dos Rolling Stones os lábios carnudos, que eram motivo de gozo na escola e causa da sua falta de auto-estima. Com a carreira a solo em andamento, esses lábios volumosos tornaram-se um atributo de sensualidade da cantora.

Velhos são os trapos, verdes são as folhas
Ricky Wilde raramente tinha escrito uma canção quando compôs 'Kids in America', um ex-líbris do synth-pop e da new wave. A verdura de Ricky Wilde não se notou na canção que projetou a irmã Kim para o estrelato precoce, aos 20 anos de idade.

 

Beleza
A juntar ao conjunto de canções empáticas, Kim Wilde evidenciava-se pela beleza, com um olhar meigo a sublinhar aquela perfeição de rosto. Tal como com outras estrelas como Neneh Cherry, Rihanna, Belinda Carlisle ou Kylie Minogue, a sua beldade natural era incontornável. Muitos jornalistas se derretiam quando entrevistavam Kim Wilde.


  
'Cambodia'
'Cambodia' é um dos grandes êxitos de Kim Wilde do seu ano de revelação, 1981. A canção tem um encadeamento melódico forte, numa letra fortemente marcada pelo drama da Guerra do Vietname. Composta a meias pelo pai Marty Wilde e pelo irmão Ricky, o tema teve como ponto de partida uma operação militar norte-americana nos países vizinhos do Vietname, incluindo o Cambodja que dá nome à música. Mas a letra entra mais a fundo nas consequências dessa ofensiva para o soldado. Mais do que falar de guerra, o que importa é a sensibilidade para se escrever sobre ela, sabendo que a batalha não se travou apenas no Extremo Oriente, ela continuou de forma traumática no lar americano, diante da mulher. A esposa ou a viúva são personagens tão centrais na canção como o militar que perdeu o sonho e ganhou o pesadelo, ou que simplesmente se perdeu para sempre. 

 

Recordista do "Top of the Pops"
Kim Wilde tornou-se na figura feminina inglesa a ter mais singles no top 40 de singles do Reino Unido da década de 1980, com 17 temas na tabela de vendas que serve de base ao programa da BBC, "Top of the Pops".

 

Michael Jackson
Kim Wilde cumpriu uma digressão pelo Velho Continente com Michael Jackson, durante a Bad Tour, em 1988. A cantora fez as primeiras partes, em sets de dez músicas, onde não faltavam algumas das suas canções mais icónicas como 'You Came', 'Cambodia', 'Kids in America' ou a sua versão de 'You Keep Me Hangin' On' das Supremes. Durante a turné, Kim Wilde percebeu que jamais quereria ser uma estrela ao estilo galático de Michael Jackson. 

 

Lágrimas de alegria no Pavilhão Atlântico
No presente século, Kim Wilde tem feito várias digressões nostálgicas. Numa delas, veio a Portugal em 2009, através do festival itinerante Be Here and Now, numa comitiva que incluía outras estrelas dos anos 80 como Rick Astley, Belinda Carlisle ou Nik Kershaw. O festival ocorreu no Pavilhão Atlântico (atual Altice Arena), em Lisboa. A atuação de Kim Wilde teve um acolhimento do público tão caloroso que a cantora se emocionou durante a interpretação de Cambodia, com lágrimas de alegria e um grande beijo no irmão Ricky, o eterno companheiro musical de Kim. 

Horticultura
Sempre abundaram programas de TV sobre jardinagem no Reino Unido, especialmente ao final de tarde. Kim Wilde passou também apresentar esses programas televisivos sobre cultivo. A cantora tornou-se uma especialista na horticultura e tem sido premiada, inclusive. Kim Wilde chegou a estar envolvida em transplante de árvores de grandes copas.