Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Whitney Houston e Depeche Mode indigitados hoje no Rock & Roll Hall of Fame

Também os T. Rex e os Nine Inch Nails dão entrada no "panteão do rock".

Whitney Houston e Depeche Mode indigitados hoje no Rock & Roll Hall of Fame
DR - Rock & Rock Hall of Fame

Às 23h45 de hoje (hora portuguesa), inicia-se a cerimónia de indigitação anual para o Rock & Roll Hall of Fame, que vai consagrar para a eternidade a cantora soul Whitney Houston, o coletivo de eletropop Depeche Mode, os glam-rockers T. Rex, o rapper malogrado Notorious B.I.G., os ícones do rock industrial Nine Inch Nails e ainda os Doobie Brothers.

Como é apanágio desta instituição, todos os nomes são oriundos dos países de expressão inglesa, com o normal predomínio da pátria-mãe do rock, os Estados Unidos, com a maioria dos novos indigitados (Whitney Houston, Notorious B.I.G., Nine Inch Nails e os Doobie Brothers), e os restantes de Inglaterra (Depeche Mode e os T.Rex).

Cada nome terá tido os seus pontos fortes específicos para ter sido indigitado no Rock & Roll Hall of Fame. Analisemos cada um dos casos.

Whitney Houston
A qualidade da sua voz e o sucesso a larga escala mantido ao longos das décadas de 80 e de 90 podem ter sido determinantes, numa artista que sempre ligou a pop, a soul, o r&b e até mesmo o gospel.

 

Depeche Mode
Da vaga de artistas de synth-pop de início dos anos 80, os Depeche Mode foram o projeto que maior e mais longo crescimento registou, num percurso que fez deles a primeira banda rock de estádio sem guitarras. Isso aconteceu na célebre digressão pela América do Norte de 1988, imortalizada pelo documentário "101", de DA Pennebaker. Mas os Depeche Mode continuaram a subir ainda mais alto a escadaria de sucesso, que tem como pico criativo o álbum de 1990, "Violator".

 

T. Rex
É uma banda muito personificada no seu vocalista Marc Bolan que procurou a fama e adorou-a quando foi um dos grandes ícones do glam-rock a par de David Bowie, no início dos anos 70. Apesar da vida curta, os T. Rex deixaram um reportório farto em canções gloriosas.

 

Nine Inch Nails
Os anos 90 não foram só o grunge, o britpop ou o trip-hop. Houve uma sonoridade de rock industrial que teve como seus representantes máximos os Nine Inch Nails, liderados por Trent Reznor. A pujança das suas atuações ao vivo é bem visual e até cinematográfica.

 

The Notorious B.I.G.
Passando ao lado da controvérsia e da forma violenta como foi morto numa rixa de gangues, emerge a unanimidade como um dos melhores rappers de sempre, com rasto forte nos anos 90. The Notorious B.I.G. representa também a espécie de quota anual de hip hop na leva de indigitações no Rock & Roll Hall of Fame.

 

The Doobie Brothers
Já lá vão cinquenta anos de carreira quase ininterruptos, apesar das várias formações. São um dos nomes fortes do rock sulista.