Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Astronauta vota do espaço para as eleições norte-americanas

O voto foi submetido por e-mail na Estação Espacial Internacional.

Astronauta vota do espaço para as eleições norte-americanas
NASA | Twitter

Cerca de 58 milhões de cidadãos norte-americanos já votaram antecipadamente nas presidenciais de 2020, mas poucos o fizeram a 408 km da Terra. Foi esse o caso da astronauta e engenheria mecânica Kate Rubins que submeteu o seu voto por e-mail na Estação Espacial Internacional (EEI). 

A NASA divulgou o ocorrido nas redes sociais e partilhou uma foto da urna espacial que Kate Rubin usou para votar. 

 

 

De acordo com o jornal norte-americano The Hill, a astronauta recebeu o boletim de voto através de um e-mail seguro enviado pelo Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, no Texas. Depois de preenchido, devolveu-o através da mesma plataforma. 

Não é a primeira vez que Rubin, residente no Texas, vota a partir do espaço. Em 2016, também o fez, graças a uma lei aprovada em 1997 que permite que astronautas residentes no estado do Texas votem do espaço. 

Rubin faz parte de um grupo de quatro astronautas norte-americanos na EEI que participam no segundo lançamento da Crew Dragon da Space X. Os outros três astronautas tinham mostrado também a intenção de fazer a votação da mesma forma. 

Em declarações à Associated Press, Rubin apela aos cidadãos americanos que votem. 

"É importante participarmos na democracia," afirmou. "Consideramos uma honra poder votar do espaço."

As eleições presidenciais norte-americanas estão marcadas para 3 de novembro e opõem o republicano e actual presidente Donald Trump ao candidato democrata Joe Biden.