Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Estudo em casa" com novidades esta segunda-feira

Esta nova fase terá uma incidência particular no Ensino Básico.

"Estudo em casa" com novidades esta segunda-feira
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O Ministério da Educação relança esta segunda-feira na RTP o Estudo em Casa para o ano letivo 2020/2021 e com um novo bloco de ensino para orientar para o trabalho autónomo, anunciou hoje o Governo.

"A introdução do novo bloco de 'Orientação para Trabalho Autónomo' provém da consciência da necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens", explica o Ministério da Educação, em comunicado.

Para este novo ano letivo, na RTP Memória, à semelhança do que aconteceu desde abril, por causa do confinamento devido pandemia de covid-19, o Governo criou "uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por cerca de quatro dezenas de professores e quatro intérpretes de Língua Gestual Portuguesa".

"Esta nova fase terá uma incidência particular no Ensino Básico, iniciando-se no dia 19 de outubro, por forma a acompanhar o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação (durante as cinco semanas dedicadas especificamente à recuperação de aprendizagem, também a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior)", esclarece.

Os conteúdos diários "têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente".

"Estas transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 09h00 às 16h30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo, fazendo por norma a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos", explica.

O Ministério da Educação anuncia ainda novos conteúdos destinados ao secundário, uma vez que este ano letivo o programa é alargado aos jovens deste nível de ensino "como consequência da vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021".

"Para esta modalidade, foram operacionalizadas algumas alterações ao modelo do Ensino Básico. Apesar de este nível de ensino ter a mesma equipa educativa e o mesmo número de blocos semanais, estes serão organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente", adianta a nota de imprensa.

A partir de novembro, os conteúdos ficam acessíveis na RTP Play e na APP de forma a serem utilizados como "reforço das aprendizagens, especialmente em contexto fora da sala de aula", entende o Ministério da Educação.