Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

UHF: 'Cavalos de Corrida' faz hoje 40 anos

O icónico single foi editado a 16 de outubro de 1980.

 

A 16 de outubro de 1980, os UHF editaram o single 'Cavalos de Corrida' - tema que veio a galope de Almada, berço da banda, até à liderança do top nacional de vendas. Foi o primeiro single de rock português a chegar ao disco de prata e conseguiu a proeza à conta dos mais de trinta mil exemplares vendidos. Era o início de uma convulsão da música nacional, o chamado boom do rock feito em Portugal. A letra é de António Manuel Ribeiro e a música de Renato Gomes.

Sobre o tema histórico, António Manuel Ribeiro recorda em comunicado: "na altura só pensei que a canção tinha pedalada e as palavras tinham a força da realidade. Ponto final." 

Antes de ser editada em single, 'Cavalos de Corrida' era a música que os UHF tocavam mais ao vivo "começou a ser um caso sério, antes mesmo do disco ser editado. Tínhamos que a tocar 2/3/4 vezes - a malta nova queria abanar o capacete, literalmente. E nós também. Tornou-se a música que mexe com várias gerações. Algo terá no seu âmago.""

"É uma música urbana que fala da vida nas grandes cidades, onde somos impulsionados pelos horários e tolhidos pelo trânsito.", refere o homem dos UHF em comunicado sobre a atualidade do tema.

A banda veterena também pasou pelas redes sociais para assinalar a data: "neste dia, há 40 anos, chegava ao mercado o single 'Cavalos de Corrida' dos UHF. Conquistou o primeiro disco de prata do rock português, por mais de 30 mil exemplares vendidos. Hoje, aproxima-se das 500 mil unidades nos vários formatos físicos, exceptuando o digital. Celebrar uma canção intemporal merecia um disco novo, e ele aí está, o duplo CD "Aula Magna - 40 Anos Numa Noite", com edição marcada para o dia 30 de outubro. Reúne quatro convidados de uma noite vulcânica: Frankie Chavez, João Pedro Pais, Paulo Furtado e Renato Gomes (co-fundador dos UHF). Duas capas separadas por 4 décadas".