A propósito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, o Banco de Portugal (BdP) colocou no site uma lista com seis dicas sobre "como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através do computador, do tablet e do telemóvel".
Estes são os cuidados que deve ter, de acordo com o BdP:
Antes de aceder ao homebanking
1. Proteja o seu equipamento e as ligações de internet.
Não permita que sites ou aplicações com informação confidencial se iniciem automaticamente, sem ser necessário fazer o login.
Mantenha atualizados o sistema operativo e os programas de antivírus e anti-spyware em todos os seus equipamentos.
2. Digite sempre o endereço eletrónico do seu homebanking.
Não aceda ao homebanking através de uma hiperligação (link) de um e-mail, de endereços gravados nos ?Favoritos? ou no ?Histórico? ou de resultados de pesquisa em motores de busca.
Verifique se o endereço que digitou é o endereço oficial da entidade.
Quando acede ao homebanking
3. Verifique a segurança do site do seu banco.
Confirme que o endereço do site começa por ?https? e que aparece um cadeado fechado no final do endereço ou na barra inferior da janela.
Carregue em cima do cadeado e verifique se a ligação é segura.
4. Proteja os seus dados de acesso.
Não divulgue as suas palavras-passe a terceiros.
Nunca use para acesso ao homebaking a mesma palavra-passe que utiliza para desbloquear o equipamento ou para ligações que requerem menor segurança.
Garanta que insere a palavras-passe de acesso ao homebanking e outros elementos de autenticação em locais reservados e que não está a ser observado.
Não grave as passwords no navegador para evitar a sua exposição.
Depois de aceder ao homebanking
5. Termine a sessão.
Termine a sessão, clicando nos ícones existentes para o efeito, e saia da página do banco.
Confirme que é necessário fazer login para aceder novamente.
6. Mantenha-se vigilante.
Consulte periodicamente os movimentos da sua conta.
Verifique a data e a hora do último acesso ao homebanking.
Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco possa disponibilizar.
Se receber algum e-mail ou SMS suspeito, alegadamente do seu banco, informe-se da sua autenticidade pelos contactos oficiais do banco.