Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Planos para os próximos dias? Vem aí vento, chuva e frio

A depressão Alex pode estragar os planos para o fim de semana prolongado. Chega a Portugal esta quinta-feira e vai afetar o tempo nos próximos dias.

Planos para os próximos dias? Vem aí vento, chuva e frio
DR

Vem aí a Alex e não trás coisas boas. A depressão, que ganhou o nome Alex, vai fazer-se sentir com vento forte a partir do final desta quinta-feira, 1 de outubro, prolongando-se até sexta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As rajadas, de acordo com um comunicado do IPMA "poderão atingir 75km/h junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas".

Mas o vento não vem sozinho. As temperaturas vão baixar e a chuva deverá cair com intensidade "nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela".

Na sexta-feira "prevê-se também uma descida de temperatura, em especial da máxima que irá variar aproximadamente entre 12 e 18°C nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25°C a sul", indica o IPMA.

Junto à costa a depressão Alex também irá dar nas vistas. A previsão aponta para "um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental", em particular entre o início da manhã de sexta e a madrugada de sábado, "em especial a norte com cabo Raso, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 4 a 5 metros", refere o IPMA.