Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Quanto custa uma ida à lua? A NASA já fez as contas

A agência espacial norte-americana quer colocar a primeira mulher na lua até 2024.

Quanto custa uma ida à lua? A NASA já fez as contas
NASA

A NASA tem como objetivo para 2024 o regresso à lua, desta vez com um homem e uma mulher mas para que isso aconteça a Agência Espacial dos EUA diz que precisa de 28 mil milhões de dólares (cerca de 24 mil milhões de euros) nos próximos cinco anos para financiar o plano. Para que isso aconteça, é necessária luz verde do congresso norte-americano.

De acordo com o administrador da agência Jim Bridenstine, este ano são precisos 3,4 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros) para construir o sistema de aterragem necessário para dar início à missão.

Dos 28 mil milhões de dólares propostos, 16 mil milhões (quase 14 milhões de euros) serão usados para construir o veículo lunar de aterragem.

Várias empresas estão em competição para construir o veículo, entre elas a "Blue Origin" de Jeff Bezos, o CEO da Amazon,  e a "SpaceX" do CEO da Tesla, Elon Musk. A NASA irá anunciar o projeto escolhido em 2021. 

A missão lunar "Artemis" está dividida em três fases. A primeira fase, prevista para novembro de 2021, tem como objetivo lançar um voo sem passageiros para completar uma volta à lua. A segunda fase levaria os astronautas até à órbita da lua. Na terceira e última fase, os astronautas aterrariam na lua a bordo da aeronave Orion. 

Na próxima década, a agência espacial tem planos para construir uma base lunar para humanos, chamada "Artemis Base Camp", com uma estrutura que permitirá a exploração da lua, a longo prazo.