Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Jovem ganha concurso nacional com vídeo "Covid simplificado para totós"

Tomás Oliveira, da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, ficou em primeiro lugar, e levou para casa três mil euros.

Jovem ganha concurso nacional com vídeo "Covid simplificado para totós"
DR

O vídeo "Covid-19 simplificado para totós", que usa uma vela e ar comprimido para explicar como o uso de máscara e o distanciamento físico podem evitar o contágio da doença, venceu o prémio do concurso nacional ABCovid, para promoção de bons comportamentos para lidar com a pandemia.

O objetivo do concurso, que se iniciou em Junho,  foi dar oportunidade a jovens entre os 12 e 20 anos para criarem vídeos educativos sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19. 

Entre os 178 vídeos submetidos, três foram destacados como os que melhor promovem comportamentos seguros a adotar durante a pandemia. Os temas abordados nos vídeos usam como base as  recomendações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso da máscara, o distanciamento social e a ética respiratória. 

O grande vencedor do concurso foi Tomás Oliveira, 17 anos, aluno da Escola Artística António Arroio, em Lisboa. O aluno ficou em primeiro lugar com o vídeo "Covid simplificado para totós" em que ele mostra a utilidade da máscara na prevenção contra a doença. Oliveira recebeu também um prémio de três mil euros. 

 

 

 

Os outros vencedores do concurso foram a Daniela Lemos, 15 anos, aluna da Secundária Almeida Garrett, Amadora, que ficou em segundo lugar e ganhou um prémio de 1.500 euros. Miguel Almeida, 17 anos, da Secundária Tomas Pelayo, em Santo Tirso, ficou em terceiro lugar e levou para casa 1.000 euros. 

Foram atribuídos também menções honrosas em categorias como o vídeo "mais divertido" e escola com "mais autores participantes" ou "mais persistentes". 

Todos os vídeos do concurso podem ser vistos no site do concurso ABCovid