Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Covid-19, gripe ou constipação? Saiba como distinguir os sintomas

A semelhança dos sintomas nestas três doenças é evidente, mas a prevalência dos mesmos pode ajudar no diagnóstico.

Covid-19, gripe ou constipação? Saiba como distinguir os sintomas

Com a chegada do outono e com o inverno a aproximar-se é certo que chegarão também as gripes sazonais e as constipações. Este ano, somando a Covid-19 e as suas semelhanças com a gripe e a constipação, tal facto pode fazer crescer a ansiedade nas pessoas ou até entupir o Serviço Nacional de Saúde.

No sentido de ajudar a distinguir sintomas, fizemos uma lista de sintomas de cada doença para se perceber diferenças. A tabela criada pelo governo da Austrália, onde reúne e compara os sintomas da Covid-19, gripe e constipação, torna-se esclarecedora em relação a determinados sintomas. A tabela foi feita com base na informação disponibilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD).

 


Assim sendo, pode concluir-se que há vários sintomas que são comuns entre a Covid-19 e a gripe, mas que não surgem numa constipação, como é o caso da febre e das dores no corpo.

Já os espirros são frequentes numa constipação, mas não costumam aparecer nem na gripe nem na Covid-19.

A tosse é comum nas três doenças, no entanto, na Covid-19 pode variar de leve a grave, na gripe surge de forma repentina e na constipação aparece de forma gradual.

No caso da falta de ar, surge apenas na Covid-19, mas nem sempre acontece.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) explica, na sua página de internet, quais os sinais de gripe, algo que pode ajudar na hora de distinguir a Covid-19 da gripe.  

A DGS esclarece que existem diferenças na forma como a gripe se manifesta nos adultos e nas crianças. “No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal­-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos. Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto".

A juntar à Covid-19, gripe ou constipações existem também as alergias. Especialistas explicam que, por exemplo, as alergias podem ter vários sintomas idênticos à constipação, mas há também formas de distinguir, nomeadamente, comichão no nariz ou olhos. A comichão está associada à alergia. No caso de ter tosse, com exceção de asma alérgica, por norma é mais comum que este sintoma esteja associado à constipação.

A OMS indica que 88% dos doentes com Covid-19 desenvolveram febre e 68% tosse seca. Contudo, nas alergias a febre é rara. Sem febre “nem sintomas gastrointestinais como diarreia ou sintomas sistémicos como mialgias, fadiga e cefaleias, a razão mais provável para esses sintomas poderá ser uma constipação comum ou alergias".

Para quem tem asma alérgica, os sintomas de dificuldade em respirar e falta de ar (associados também à Covid-19) podem agravar-se com a chegada das alergias. De acordo com os especialistas, se não houver “febre associada a estes sintomas, o motivo pode mesmo ser uma agudização da asma”.