Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Deixaram lixo no chão durante as férias e receberam um "presente" em casa

Foi uma lição do governo da Tailândia para um grupo de turistas "poluidores", que entretanto arriscam ainda uma multa avultada.

Deixaram lixo no chão durante as férias e receberam um "presente" em casa

Um grupo de turistas do Parque Nacional Khao Yai, no leste da Tailândia, receberá em casa os resíduos plásticos e as embalagens que deixou durante a sua recente visita, uma ação que visa ensinar uma lição a todos.

"Quero que esta ação sirva como uma mensagem forte e clara para todos os visitantes do parque, tailandeses e estrangeiros, de que não vamos tolerar esse tipo de comportamento egoísta e imprudente", disse hoje à agência de notícias EFE o ministro do Meio Ambiente da Tailândia, Warawut Silpa-Archa.

Warawut publicou na terça-feira, na sua conta na rede social Facebook, uma série de fotos a mostrar lixo e caixas de um serviço de entregas em que os resíduos foram enviados para os visitantes descuidados.

Garrafas plásticas, latas, recipientes de vidro e sacos de aperitivos fazem parte dos resíduos acumulados e deixados no parque natural, cerca de 125 quilómetros a nordeste de Banguecoque.

As autoridades sabiam o endereço e o nome dos visitantes porque estes têm de registar os seus dados pessoais para poderem alugar uma das tendas disponíveis ou áreas onde possam pernoitar.

?Não só o lixo será devolvido ao visitante, mas o facto foi notificado à polícia e será aplicada multa de acordo com a lei?, acrescentou o ministro à EFE.

Warawut alertou que deitar lixo num parque nacional é um crime e as consequências mais graves para tal ato acarretam penas de até cinco anos de prisão e multas de até 500.000 bat (13.400 euros), de acordo com a legislação local.

As autoridades da Tailândia, um dos países do mundo com maior índice de resíduos plásticos, têm planos para eliminar progressivamente o uso de sacos e recipientes de plástico e poliestireno, resíduos que muitas vezes acabam no mar ou em áreas naturais e causam a morte de animais.