Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu Ronald "Khalis" Bell, um dos fundadores dos Kool & the Gang

O músico, compositor e produtor norte-americano morreu subitamente em casa. Tinha 68 anos.

Morreu Ronald "Khalis" Bell, um dos fundadores dos Kool & the Gang

 

Ronald "Khalis" Bell, um dos fundadores dos Kool & the Gang, morreu ontem, em casa, nas Ilhas Virgens Americanas, aos 68 anos. 

A notícia foi confirmada à publicação Variety pela mulher do músico, Tia Sinclair Bell. A causa da morte ainda não foi revelada. 

Em 1964, em Nova Jérsia, Ronald "Khalis" Bell formou os Jazziacs com o irmão, Robert "Kool" Bell, e os músicos  Spike Mickens, Dennis Thomas, Ricky Westfield, George Brown e Charles Smith. 

Poucos anos mais tarde, em 1969, fixaram o nome para Kool & the Gang, banda que viria a ganhar estatuto de histórica, com um percurso feito com distinção e longevidade desde o boom do funk no início dos anos 70, passando pelo disco sound, R&B, soul até à pop. 

Mais de vinte discos depois, e um avultado número de vendas, o coletivo norte-americano continuava a subir aos palcos para celebrar a música. Em 2019, os Kool & the Gang trouxeram essa mesma celebração à Altice Arena, em Lisboa.

Ronald "Khalis" Bell, cantor, compositor, produtor e saxofonista assinou, em coautoria, alguns dos temas mais icónicos da banda: 'Celebration', 'Jungle Boogie', 'Cherish', 'Summer Madness' e 'Open Sesame' são alguns exemplos. O músico também produziu os temas que se tornaram autênticos tesouros na história da música.

Recorde a entrevista feita pelo jornalista Gonçalo Palma a Ronald "Khalis" Bell a propósito da última passagem dos Kool & the Gang por Portugal.