Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Verão é verão. Dez canções inesquecíveis para celebrá-lo!

Escolhemos dez canções intemporais para celebrar o melhor do verão.

Verão é verão. Dez canções inesquecíveis para celebrá-lo!

 

É o verão adaptado à nova normalidade. Há distanciamento social na praia, os festivais de verão ou as festas com o pé na areia são só para o ano e na bolsa dos bens essenciais de viagem temos agora de incluir um pack de máscaras e um frasquinho de gel desinfetante.

Mesmo sendo um verão atípico, numa versão improvisada e adaptada a tempos pandémicos, há que celebrá-lo com as canções que marcam o ritmo dos dias mais longos, solarengos e descontraídos. Celebrar os dias com vista para o mar ou bem acomodados numa paisagem bucólica, sossegada e inesquecível. Escolhemos dez canções para evocar o bom espírito de verão. 


'Summertime', o clássico de George Gershwin que não pode falhar nas listas de música sobre o verão

Começamos com a leveza de uma brisa de verão e imersos na voz eterna de Ella Fitzgerald. É uma escolha óbvia mas indispensável. George Gershwin foi o autor desta ode jazzística ao verão, clássico que já foi interpretado pelos maiores astros da música. Foram tantos. Talvez até já se tenha perdido a conta ao número de versões deste tema de 1935, composto para a ópera "Porgy and Bess". Nina Simone, Sam Cooke, Janis Joplin, Billie Holiday, Norah Jones, Al Green ou Frank Sinatra são apenas alguns dos nomes históricos que lhe deram vida.
 




A que sabe o verão? Ao inesquecível 'Dou-te um Doce' da Lena d'Água. 

Com esta é fácil dar um pulinho a um qualquer pico de verão nos anos oitenta. 'Dou-te um Doce' é a canção que abre o lado B do disco "Terra Prometida" que Lena d'Água editou em 1986. A sonoridade tropical a par com a letra veraneante e o teledisco que exalta tudo o que é bom na estação mais quente do ano colocam-na em segundo lugar da lista, claro. Ainda se lembra da letra, certo?  
 

 


Celebrar as férias. Como não? Já cantava a Madonna...

Ainda podemos continuar a saborear o verão dos anos oitenta porque foi em 1983 que Madonna lançou um contagiante hino ao ócio de verão. 'Holiday', lançado com o disco de estreia (homónimo) da rainha da pop, merece um lugar na lista por razões óbvias. O hit da gloriosa e descomprometida pop da década de oitenta vai direto ao assunto: celebrar as férias!
 



Aqui vamos nós agora para 1989. Ao volante vão os Peste e Sida!

O tema original chama-se 'California Sun' e foi assinado por Joe Jones em 1960. Sim, era sobre a solarenga Califórnia, mas quem precisa do sol californiano quando pode ter o da Caparica? Terá sido isso que os Peste e Sida pensaram quando, no final da década de oitenta, fizeram um desvio pela Ponte 25 de Abril até às praias da margem sul? É provável. A letra do tema, que também andou na boca dos Ramones, foi adaptada à realidade balnear portuguesa e incluída no disco "Portem-se Bem". É mais uma viagem no tempo sem custos, já que a memória não paga portagens. Ora oiça:
 



Por falar em Califórnia, e esta dos Beach Boys?

É esta, mas podia ser outra do coletivo norte-americano. É que, feitas as contas, no catálogo dos Beach Boys podemos encontrar uma série de músicas que evocam o espírito otimista de verão. 'California Girls' é o tema que abre o Lado B de "Summer Days (And Summer Nights!!)", o disco que a banda da Califórnia lançou em 1965. A canção é uma das mais emblemáticas do chamado california sound (som californiano) que movimentou a pop norte-americana nos anos sessenta. 
 



O verão é quando um homem quiser

É quase obrigatório incluir na lista o êxito rockeiro que Bryan Adams editou em meados dos anos oitenta com o disco "Reckless". 'Summer of '69' até pode parecer um exercício de memória para relembrar um verão específico, o de 1969, mas não é bem isso. O músico canadiano usou o ano apenas como uma metáfora para celebrar um verão inesquecível e com uma história de amor à mistura. Faz sentido. Em 1969, Bryan Adams tinha apenas 9 anos.
 



Os amores de verão e as expectativas defraudadas quando chega o outono 


É o que Don Henley lembra em The Boys of Summer, tema que editou em 1984 com o disco "Building the Perfect Beast". Apesar de Henley passar os quatro minutos a suspirar por um amor perdido, é a canção perfeita para ouvir em viagem, de janela aberta, rumo às merecidas férias.
 



O hino às férias escolares de Alice Cooper

No início dos anos setenta, Alice Cooper lançou um tema para expressar uma sensação que todos conhecemos. Falamos da sensação de liberdade adolescente que sentíamos quando soava o toque de saída para oficializar o início das férias de verão. 'School's Out' foi lançada em 1972 com o disco que recebeu o mesmo nome.

 




O verão mais sossegado dos Gift 


É um verão mais suave e introspectivo. Foi o single que apresentou "Verão", o disco que os Gift lançaram em 2019. O vídeo, gravado no Complexo de Piscinas Oceânicas de São Pedro de Moel, é uma homenagem aos verões vividos por milhares de crianças naquele lugar, incluindo Sónia Tavares, a voz da banda de Alcobaça.

 




Como apanhar a boa onda de Harry Styles?

É pôr a tocar 'Watermelon Sugar' no volume máximo. Ainda não é um clássico, mas temos tempo, um dia terá esse estatuto. O vibrante single pop foi lançado no passado mês de maio, mesmo a tempo para o verão 2020. Uma festa na praia, boas vibrações e muitas melancias ilustram o feeling de verão que Harry Styles enaltece ao longo de três minutos. É um dos singles do álbum "Fine Line" que o músico britânico editou em dezembro passado.