Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Há um "espetáculo" no céu a partir desta madrugada

O fenómeno astronómico acontece todos os anos, mas não deixa de ser um momento imperdível. A partir da próxima madrugada e até meados de agosto há uma chuva de estrelas cadentes, conhecida por Perseidas.

Há um "espetáculo" no céu a partir desta madrugada

O céu promete dar espectáculo, a partir da próxima madrugada e ao longo de pelo menos um mês, com uma intensa chuva de meteoros. 

O acontecimento astronómico é conhecido como Perseidas e para conseguir assistir deve escolher um local com pouca iluminação artifical (geralmente fora das cidades ou de meios mais urbanizados).

Todos os anos este fenómeno deixa um rasto luminoso no céu devido a pequenos meteoros que entram na atmosfera a mais de 100 mil quilómetros por hora.

Rui Agostinho, astrónomo e professor na Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa e do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço, explica a origem deste acontecimento: 

 

Apesar do fenómeno começar esta madrugada, o pico deste espetáculo de estrelas cadentes deverá acontecer no início de agosto, mas até lá, todas as noites, após a meia-noite pode observá-las. 

 

O astrónomo Rui Agostinho explica ainda que as Perseidas só acontecem por causa do movimento de rotação que a Terra faz e pelo facto de se cruzar com o cometa Swift-Tuttle: