Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Guia: Conheça as 10 praias do Tejo/Oeste com maior lotação

Lotação máxima e regras de distanciamento social são questões a ter em conta nesta época balnear. Conheça as 10 praias do Tejo/Oeste com maior lotação.

Guia: Conheça as 10 praias do Tejo/Oeste com maior lotação

A pandemia de Covid-19 veio alterar hábitos em todo o mundo. Este ano, as idas à praia vão ser diferentes e obrigam a cuidados redobrados: distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas, exceto se forem do mesmo grupo, e de três metros entre chapéus-de-sol.

Saiba quais são as 10 praias do Tejo/Oeste com maior lotação durante esta época balnear, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente.

Para não ser apanhado de surpresa, recolhemos junto das autarquias todas as informações relevantes sobre cada uma das 10 praias com maior lotação.

Confira mais abaixo o nosso mapa interativo e não se perca nesta época balnear.

 

Praia da Nazaré (Nazaré) ? Capacidade para 17.100 banhistas

 

Em tempos de pandemia, a Praia da Nazaré acumula o título de areal com a maior lotação em todo o país e na zona do Tejo/Oeste.

A praia, vigiada durante a época balnear, está completamente integrada na zona urbana e conta com vários restaurantes e esplanadas para toda a família. É uma praia com muita história e muito recheada de famílias que escolhem esta zona do país para férias.

Conta, ainda, com cadeira anfíbia, posto de socorros e sanitários.

Para chegar até uma das principais vilas piscatórias portuguesas basta seguir pela EN242 até encontrar a marginal, onde existem lugares de estacionamento pago que permitem um acesso rápido e simples à praia, assim como 12 lugares reservados a pessoas portadoras de deficiência, que contam também com rampas de acesso ao areal. Dificilmente arranja lugar para o carro junto à praia mas existem parques de estacionamento espalhados pela vila.

 

Praia da Fonte da Telha (Almada) ? Capacidade para 14.500 banhistas

 

É uma das praias mais procuradas pelos habitantes de Lisboa e Almada, e pode receber até 14.500 banhistas em simultâneo durante este verão.

Com um extenso areal, são vários os restaurantes disponíveis para os banhistas, que podem ainda contar com vigilância ao longo de toda a época balnear e zona de sanitários.

É um dos pontos de encontro dos amantes dos desportos náuticos, sobretudo de surfistas.

O estacionamento é gratuito, em terra batida, mas o acesso principal é feito apenas pela N337. Fica o aviso: durante a época balnear os engarrafamentos são comuns. 

 

Praia de Carcavelos (Cascais) ? Capacidade para 12.100 banhistas

 

Localizada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana, a Praia de Carcavelos é acompanhada de uma zona pedonal onde podem ser encontrados diversos restaurantes e esplanadas para vários gostos.

Com posto de primeiros socorros, a praia é vigiada durante a época balnear, tem disponível cadeira anfíbia e zona de duches, e conta com escolas de desportos náuticos.

Os acessos são variados e de automóvel basta seguir pela EN6 ao longo da costa. A viagem é agradável e, sem trânsito, o percurso de Lisboa até Carcavelos tem uma duração aproximada de 25 minutos. Na praia existem vários lugares de estacionamento livres, mas nem sempre é fácil estacionar durante o verão.

Se preferir, pode optar pelo comboio: bastam 20 minutos de viagem a partir da estação do Cais do Sodré (bilhete individual custa 1,75 euros, para adulto, e 0,95 euros, para crianças) e uma caminhada de 700 metros para chegar à praia.

Mas há mais motivos para visitar a praia de Carcavelos: na parte Norte da marginal encontra uma extensa zona verde que pode descobrir em família.

 

Praia de São João da Caparica (Almada) ? Capacidade para 9.700 banhistas

 

Com um areal de cerca de 1,4 km, a Praia de São João da Caparica está localizada a norte da Costa de Caparica e a sul da Cova do Vapor.

Com vários restaurantes e esplanadas à disposição dos banhistas, a praia é vigiada durante o verão, disponibiliza cadeira anfíbia e zona de sanitários.

O acesso automóvel é muito simples: ao chegar à Caparica basta virar à esquerda para São João da Caparica.

O estacionamento é pago e deve ser feito no parque disponível para tal: a tarifa diária custa 4 euros.

 

Praia da Saúde (Almada) ? Capacidade para 9.000 banhistas

 

A Praia da Saúde, em Almada, é uma das primeiras depois dos pontões da Caparica e uma das mais concorridas na zona.

As típicas casas de madeira de pescadores, muitas delas recuperadas, são um dos ?ex-libris? desta praia.

É aqui que vai encontrar o Clube de Campismo de Almada (CCA), por isso não estranhe se ouvir alguém referir-se ao local como a "Praia do CCA".

Vigiada durante a época balnear, conta com zona de sanitários e vários restaurantes e esplanadas junto ao areal.

O acesso automóvel é feito através da Caparica, pela EN377 até chegar à Rua da Praia da Saúde. O estacionamento é gratuito e pode ser feito nos lugares disponíveis para o efeito nas traseiras do Parque de Campismo da Costa Nova.

 

Praia de São Martinho do Porto (Alcobaça) ? Capacidade para 6.200 banhistas

 

A Praia de São Martinho do Porto é bastante cobiçada por famílias que vão passando, de geração em geração, a tradição de passar férias nesta zona do país: está situada no interior de uma baía e, por isso, as águas são calmas e ideais para os mais novos.

Pela marginal encontra vários restaurantes e esplanadas para aproveitar os momentos de descanso. Se preferir, pode ainda utilizar os passadiços de madeira que atravessam as dunas até Salir do Porto, o que permite longos passeios até à baía.

Vigiada durante a época balnear, a praia disponibiliza cadeira anfíbia, sanitários e zona de duches.

O acesso é feito pela A8 e pela EN242. O estacionamento é gratuito pela marginal e, nos dias mais concorridos, pode ainda deixar o automóvel nas ruas paralelas (também sem custos associados).

 

Praia Foz do Lizandro (Mafra) ? Capacidade para 6.200 banhistas

 

Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro é a maior do concelho de Mafra e fica bem perto do centro da Ericeira.

Com vários restaurantes e esplanadas, não faltam opções ao longo do passadiço sobrelevado junto ao mar e à foz do rio que dá nome à praia.

O areal é muito apreciado pelas crianças, que encontram nas pequenas lagoas formadas pelo caudal do rio uma zona perfeita para as brincadeiras de verão.

O acesso pode ser feito pela Ericeira, bastando seguir as indicações que encontra pelo caminho.

O estacionamento é gratuito e tem à sua disposição cerca de 325 lugares para deixar o seu automóvel. Mas ao fim de semana, se não for cedo, o parque de estacionamento torna-se pequeno para o número de banhistas que procura esta praia.

Vigiada durante a época balnear, a praia disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duches.

Estando numa zona bastante apreciada por surfistas, a Foz do Lizandro é uma praia muito procurada por surfistas principiantes.

 

Praia da Foz do Arelho - Lagoa (Caldas da Rainha) ? Capacidade para 6.000 banhistas

 

É a zona balnear por excelência no concelho das Caldas da Rainha. A junção entre o rio e o mar torna a praia da Foz do Arelho num pequeno paraíso para as famílias: uma metade é banhada pelo oceano Atlântico, e na outra metade encontra a tranquila Lagoa de Óbidos, ideal para as aventuras dos mais novos.

A praia é vigiada durante a época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duches.

Pode, ainda, aproveitar o passadiço da Foz do Arelho para conhecer o cenário envolvente.

O acesso automóvel é feito pela A8 através da saída 14. Assim que passar pelas localidades de Amoreira e Vau deverá ficar atento às indicações que encontra pelo caminho.

O parque de estacionamento  junto à praia é gratuito e conta com 600 lugares disponíveis.

 

Praia Grande (Sintra) ? Capacidade para 5.900 banhistas

 

O areal da Praia Grande do Rodízio, mais conhecida apenas por Praia Grande, é extenso e é muito frequentado pelos adeptos dos desportos náuticos.

Mas há muito mais para fazer no local, além dos habituais banhos da época: nas arribas envolventes existem pegadas de dinossauro bem conservadas e percursos pedestres que pode trilhar em família. Está inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Durante a época balnear a praia é vigiada, disponibiliza posto de socorros, sanitários, zona de duches e encontra ainda vários espaços de restauração.

Para chegar até à Praia Grande deve seguir pela EN247 e pela Avenida do Atlântico.

Pode deixar o automóvel no parque gratuito que encontra junto ao areal: por aí e nas ruas adjacentes estão disponíveis 635 lugares.

 

Praia do Guincho (Cascais) ? Capacidade para 5.300 banhistas

 

Localizada entre duas pontas rochosas, a ponta alta e a ponta do abano, a praia do Guincho é muito procurada pelos amantes dos desportos náuticos. Não raras vezes o vento faz-se notar, bem como a ondulação forte.

Está integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais e, por isso, é normal que se perca de amores pela paisagem envolvente.

A praia é vigiada durante a época balnear e disponibiliza posto de socorros, sanitários e zona de duches. Perto do acesso à praia tem alguns restaurantes.

O acesso pode ser feito por duas vias: pela estrada da Malveira da Serra, a EN9, ou pela estrada do Guincho, a EN247.

Tem bastantes lugares de estacionamento, gratuitos, mas em dias de maior afluência, nem sempre é fácil arranjar lugar para deixar o carro. l

 

Consulte o mapa com as localizações das 10 praias do Tejo/Oeste com capacidade para mais banhistas: