Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

YouTube passa concerto dos Sonic Youth em Portugal, ocorrido em 1993

Às 20h00 de hoje, é transmitida na íntegra a atuação no Campo Pequeno na famosa plataforma de vídeos.

YouTube passa concerto dos Sonic Youth em Portugal, ocorrido em 1993
DR - Sonic Youth

Às 20h00 de hoje, é transmitido no YouTube o concerto por inteiro dos Sonic Youth no Campo Pequeno, em Lisboa, ocorrido em 1993. Foi a primeira vez que a banda nova-iorquina atuou no nosso país. As filmagens foram feitas por José Pinheiro, um dos autores mais referenciais de videoclipes em Portugal, ligado ao programa de música da RTP do início dos anos 90, "Pop-Off", tendo dirigido alguns documentários de música, entre os quais o biográfico "Brava Dança", sobre os Heróis do Mar. O som ficou a cargo dos músicos experimentais João Paulo Feliciano e Rafael Toral que, juntos, formariam a dupla No Noise Reduction, que faria a primeira parte do concerto dos Sonic Youth na Aula Magna, em Lisboa, no anos de 1999.

O link para a transmissão do concerto dos Sonic Youth no Campo Pequeno é este:

 

Já em maio deste ano, os Sonic Youth tinham disponibilizado na sua conta de Bandcamp o concerto da banda em Portugal, realizado no Campo Pequeno, em Lisboa, em 1993, que tinha dado origem ao álbum ao vivo "Blastic Scene". A banda norte-americana, que tem estado "adormecida" desde 2011, aproveitou o período de isolamento e começou, no final de março, a remexer no seu cofre de memórias e a disponibilizar concertos completos na sua conta de Bandcamp.


Este disco, editado em formato ‘bootleg’, foi lançado na altura pela Moneyland Records, editora liderada por João Paulo Feliciano, antigo líder de uma das bandas nacionais que fizeram a primeira parte desse concerto no Campo Pequeno, os Tina & The Top Ten. Os Lulu Blind (que tinham nas fileiras Tó Trips, mais tarde ligado aos Dead Combo) foram o outro grupo português a abrir para os Sonic Youth nessa noite de 1993. 

O alinhamento do concerto em Lisboa contou com alguns dos temas que viriam a fazer parte do álbum "Experimental, Jet Set, Trash and No-Star", o disco sucessor do mais mediático "Dirty", de 1992. Foram estes os temas tocados por Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley no Campo Pequeno, quando ainda era um recinto ao ar livre.

Cotton Crown
Bull in the Heather
In the Mind of the Bourgeois Reader
Pacific Coast Highway
100%
Skink
Starfield Road
Candle
Stereo Sanctity
Self-Obsessed and Sexxee
Secret Girl
Flower
Drunken Butterfly
Theresa's Sound-World
Sugar Kane
JC
Total Trash
Tokyo Eye
Brother James