Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Guia: Conheça as praias do norte do país com maior lotação

Lotação máxima e regras de distanciamento social são questões a ter em conta nesta época balnear. Conheça as 10 praias do norte do país com maior lotação.

Guia: Conheça as praias do norte do país com maior lotação

Este ano, as idas à praia prometem ser diferentes e obrigam a atenção redobrada: distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas, com exceção para elementos do mesmo grupo, e de três metros entre chapéus-de-sol.

Em plena pandemia de Covid-19, saiba quais são as 10 praias do norte do país com maior lotação durante esta época balnear, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Recolhemos junto das autarquias e da entidade pública responsável pela promoção da atividade turística no norte de Portugal todas as informações relevantes sobre cada uma das praias.  

Confira mais abaixo o nosso mapa interativo e não se perca nesta época balnear.


Praia de Matosinhos (Matosinhos) – Capacidade para 8.300 banhistas

 

A Praia de Matosinhos é a praia do norte do país com maior lotação. Totalmente integrada em ambiente urbano, conta com diversos espaços de restauração e esplanadas para que possa aproveitar os dias quente de verão.

Com várias infraestruturas de apoio aos banhistas, a praia é vigiada durante a época balnear e conta com sanitários e zona de duche.

Com o Parque da Cidade a apenas alguns metros de distância, pode aproveitar para fazer piqueniques em família e para longas caminhadas pelos trilhos do “pulmão” das cidades do Porto e Matosinhos.

O acesso é feito através da Avenida General Norton de Matos e o estacionamento junto à praia é pago. Se preferir, pode deixar o automóvel numa das ruas paralelas à marginal de forma totalmente gratuita, mas durante o verão nem sempre é fácil.

Pode, ainda, optar pelos transportes públicos: de autocarro, através das linhas 505, 506 e 13 M da STCP, das linhas 106, 107, 111, 116, 121, 123 e 130 da Maré (autocarros do concelho), ou de Metro, na Linha Azul, em direção a “Matosinhos Sul”.

 

Praia da Aguda (Vila Nova de Gaia) – Capacidade para 5.700 banhistas

 

Situada entre Vila Nova de Gaia e Espinho, a Praia da Aguda é um bastante procurada por famílias. A marginal é longa e pode aproveitar toda a extensão para passeios de bicicleta, skate ou patins em linha.

A praia é vigiada durante a época balnear e disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros e sanitários.

Os passadiços prolongam-se por toda a Praia da Aguda e encontra alguns restaurantes e cafés para aproveitar a vista marítima.

O acesso automóvel é feito através de Arcozelo e assim que chegar perto do areal não tem de preocupar-se com o estacionamento: é gratuito e encontra lugares facilmente.

Se preferir, pode ir até à Praia da Aguda de comboio. A partir da estação de Porto-Campanhã a viagem até à estação da Aguda faz-se em apenas 20 minutos (o bilhete custa 1,45 euros). 

 

Praia de Moledo (Caminha) – Capacidade para 4.500 banhistas

 

Rodeada pela Mata do Camarido, a Praia de Moledo é bastante famosa desde o início do século XX. A ondulação forte é um dos grandes atrativos para os praticantes de surf e windsurf.

Durante a época balnear é vigiada, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duche.

O acesso é feito através da N13 e pode deixar o automóvel no parque de estacionamento junto ao muro do areal.

Pode, ainda, optar pelos lugares nas ruas paralelas ao areal, onde também encontra alguns restaurantes e cafés.

 

Praia da Rua 37 (Espinho) – Capacidade para 4.300 banhistas

 

Perto do Museu Municipal, a Praia da Rua 37 conta com um extenso areal e com diversas infraestruturas de apoio e lazer aos banhistas.

Com um longo corredor marítimo pedonal, o local é indicado para passeios de bicicleta em família.

Ideal para dias de descanso à beira-mar, a Praia da Rua 37 é vigiada durante a época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, sanitários e zona de duche para os banhistas.

A partir do centro da cidade de Espinho o acesso à praia é feito em poucos minutos. O estacionamento é gratuito e não deverá ter dificuldade em encontrar lugar nas ruas paralelas ao areal.

 

Praia Azul (Espinho) – Capacidade para 3.800 banhistas

 

É uma das praias da zona urbana de Espinho e a mais procurada da região durante os meses de verão.

Não será difícil encontrar restaurantes e esplanadas para enganar a fome e aproveitar a brisa marítima.

Vigiada durante a época balnear, a Praia Azul tem posto de socorros, sanitários e zona de duches.

O areal está limitado por dois paredões e, por isso, é um dos locais escolhidos pelas famílias para aproveitar os dias de sol e calor.

O estacionamento no local é gratuito, mas nem sempre é fácil encontrar um lugar disponível. O melhor mesmo é optar pelas ruas paralelas ao areal: não é cobrada tarifa e basta uma curta caminhada até chegar à praia.

Se preferir, pode optar por uma viagem de comboio. A partir da estação de Porto-Campanhã a viagem até à estação de caminhos-de-ferro de Espinho dura cerca de 25 minutos e o bilhete custa 1,80 euros (o percurso até ao areal levará pouco mais de cinco minutos, a pé).

 

Praia de Leça da Palmeira (Matosinhos) – Capacidade para 3.700 banhistas

 

Com um extenso areal, a praia é muito procurada pelos amantes do surf e do bodyboard, mas é necessária cautela com a força da maré.

Com várias infraestruturas de apoio aos banhistas, a praia de Leça da Palmeira conta com cadeira anfíbia, sanitários, zona de duches, restaurantes e esplanadas.

O acesso automóvel é feito pela Avenida da Liberdade e o estacionamento é gratuito.

Se preferir, pode chegar à praia através de autocarro: use a linha 508 da STCP, ou as linhas 104, 105, 106, 111, 116 e 118 da Maré (os autocarros do concelho de Matosinhos).

 

Praia Suave Mar (Esposende) – Capacidade para 3.000 banhistas

 

Situada junto à foz do Rio Cávado, a Praia de Suave Mar integra a Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende.

O areal é extenso e conta com restaurante, posto de primeiros socorros, zona de duche e sanitários.

Vigiada durante a época balnear, o acesso à Praia Suave Mar é feito a partir da Ecovia do Litoral Norte e por norma não se tem grande dificuldade em encontrar estacionamento.

 

Praia da Fragosa (Póvoa de Varzim) – Capacidade para 3.600 banhistas

 

A Praia da Fragosa, que está localizada na freguesia de Aver-O-Mar, na Póvoa de Varzim, é muito concorrida nos meses de verão e ainda conserva algumas das tradições ligadas à pesca e à apanha do sargaço.

Com formações rochosas ao longo da linha de água, é necessária alguma atenção na altura de ir a banhos.

Vigiada durante a época balnear, a Praia da Fragosa conta com zonas de restauração e disponibiliza cadeira anfíbia, sanitários e zona de duche.

Pode contar, ainda, com um posto de socorros e diversos espaços de apoio aos banhistas.

O acesso é feito pela Avenida dos Pescadores e o estacionamento é gratuito, num vasto largo de terra batida.

 

Praia de Canide Norte (Vila Nova de Gaia) – Capacidade para 3.600 banhistas

 

O areal da Praia de Canide Norte é extenso e é um dos locais de eleição dos praticantes de kitesurf.

As dunas e a vegetação local estão protegidas, em algumas zonas, por pequenas vedações de madeira, por isso basta utilizar os passadiços para chegar depressa até ao areal.

O acesso à praia de Canide Norte é feito pela Avenida da Beira Mar, que também dispõe de ciclovia para passeios em família.

A praia é vigiada durante a época balnear, conta com apoios de praia (restaurante e esplanada), posto de socorros, sanitários e zona de duche.

O estacionamento é gratuito, mas pode não ser fácil encontrar lugar junto ao areal, por isso, opte pelas ruas paralelas à praia.

 

Praia de Mindelo (Vila do Conde) – Capacidade para 2.400 banhistas

 

A Praia de Mindelo destaca-se pelos enormes penedos junto à água e pela zona dunar protegida onde nidificam várias espécies de aves.

São os penedos que a protegem dos ventos, tornando-a uma das praias mais apreciadas pelos mais novos para as suas brincadeiras.

Situada numa zona tranquila, é um dos locais favoritos a norte para férias em família. Com passadiços que percorrem todo o areal, a linha da costa pode ser descoberta de forma tranquila e sem pressas.

A praia conta com vigilância durante a época balnear, disponibiliza cadeira anfíbia, posto de socorros, zona de duche e sanitários.

Pode, ainda, aproveitar para petiscar em algum dos restaurantes ou esplanadas que encontra perto do areal.

O acesso é feito através da EN13 e pode estacionar nas ruas paralelas ao areal de forma gratuita.