O single, que já tem vídeo a ilustrá-lo, "foca temas atuais e ainda fraturantes como o racismo, homofobia, xenofobia e questões de género". Em 'Pessoas Reais', Zé Manel canta acompanhado ao piano, num registo mais íntimo, para conduzir-nos ao âmago da canção.
"Estou numa fase serena em relação à vida que escolhi e com o que de mim partilho com o público para conseguir tantas vezes inibir o monstro do ego e preferir emocionar do que me exibir técnica ou vocalmente. PrefIro fazê-lo através da palavra e da forma como a entrego a quem me concede o privilégio de me ouvir", diz Zé Manel em relação ao novo tema.
Ainda nas palavras de Zé Manel, "a música que faço é um veículo de exposição e defesa das causas em que acredito e a minha visibilidade um amplificador das minhas projeções do que é um mundo mais justo, tolerante e acolhedor para todos".
O vídeo que ilustra 'Pessoas Reais' quer demonstrar que somos todos iguais, independentemente da cor, sexo, religião ou género. Realizado em tempos de confinamento, com as gravações feitas pelos próprios intervenientes, o vídeo conta participação especial da mãe, dos sobrinhos e dos alunos do músico, além de vários artistas que Zé Manel admira ou tem como referência.
Créditos de Imagem: Zé Manel