Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Pandemia ameaça vacinação de dezenas de milhões contra sarampo e outras doenças

De acordo com a OMS e a Unicef a vacinação de rotina está perturbada em 68 países. Situação poderá afetar cerca de 80 milhões de crianças com menos de um ano.

Pandemia ameaça vacinação de dezenas de milhões contra sarampo e outras doenças

A pandemia da covid-19 está a ameaçar as vidas de dezenas de milhões de crianças por causa da interrupção de campanhas de vacinação contra doenças como a poliomielite ou o sarampo, alertaram hoje várias organizações internacionais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, entre outras, a vacinação de rotina está perturbada em 68 países, o que poderá afetar cerca de 80 milhões de crianças com menos de um ano.

Desde março que o funcionamento de serviços de vacinação foi interrompido a uma escala inédita desde que se generalizaram os programas de vacinação em todo o mundo, na década de 1970.

As organizações olharam para os dados de 129 países e concluíram que em 53% dos casos se verificaram perturbações moderadas a severas, chegando mesmo à suspensão total da vacinação durante os meses de março e abril, coincidindo com a expansão mundial do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Muitas razões levam a que as crianças não estejam a ser vacinadas, desde a relutância dos pais com receio de sair de casa por medo de contágio ou confinados por causa da pandemia à falta de profissionais de saúde nos serviços por causa das restrições às viagens, por estarem destacados para outros serviços ou falta de equipamentos de proteção individual.

Outro fator que perturba a vacinação é o atraso nas entregas de vacinas, cujo transporte está sujeito a perturbações por causa de medidas de restrição de movimentos e ao transporte aéreo.

Por causa disso, a agência das Nações Unidas para a infância, a Unicef, está a apelar a governos e empresas de aviação para cederem espaço a um preço razoável nos aviões para levar vacinas aos sítios onde são mais precisas.

“A perturbação dos programas de vacinação provocada pela pandemia da covid-19 ameaça desfazer décadas de progresso contra doenças evitáveis como o sarampo”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, que em fim de março recomendou a suspensão temporária da vacinação para evitar concentrações de pessoas que potenciassem o contágio com a covid-19.

As maiores perturbações ocorreram na vacinação contra a poliomielite, suspensas em 38 países e o sarampo, suspensas em 27.

Pelo menos 24 milhões de pessoas em 21 países apoiados pela organização Gavi (Vaccine Alliance) estão a perder vacinas contra a poliomielite, sarampo, febre tifoide, febre amarela, cólera, rotavírus, HPV, meningite e rubéola.

O inquérito internacional ao estado da vacinação no mundo foi feito por 800 especialistas em 107 países, com dados comunicados até à OMS a 15 de maio.

No dia 04 de junho, o governo do Reino Unido vai organizar a Cimeira Mundial da Vacinação, em que se pretende recolher pelo menos 7,4 mil milhões de dólares para a Gavi, a aplicar para vacinar 300 milhões de crianças em 68 países de baixos rendimentos para o período 2021-2025.