Mariana Pinto

 


Há 4 anos fui acampar pela primeira vez e foi um desastre! Posso começar já por dizer que me esqueci de levar uma lanterna. Não levei luz nenhuma. Nem eu nem o meu namorado. O que é que nos salvou? A lanterna do telemóvel. Quase que criámos ali um novo conceito. Em vez de jantarmos à luz das velas, jantávamos todos os dias à luz do telemóvel. Nada bonito!

E estou a contar-lhe isto porquê? Porque o verão chegou, e a verdade é que nunca tivemos grandes dúvidas do que fazer nesta altura do ano. Ora vamos à praia, ora planeamos uma viagem para fora do país com a cara-metade e com a criançada… E hoje pensamos: e agora? Queremos estar seguros, não queremos correr riscos… mas, depois de tantos meses confinados em casa, também queremos aproveitar o sol da melhor maneira! E foi depois de muitas horas a martelar neste assunto que me lembrei: E se fosse acampar? 



Preparei uma lista das coisas que NÃO se pode esquecer de levar para um acampamento. Atenção! Esta não é uma lista dos bens essenciais (onde está incluída uma tenda, um colchão, um saco-cama, um fogareiro, etc). Mas sim um conjunto de coisas que podem não parecer fundamentais… mas que acredite, vão fazer-lhe muita falta:

  • Cordas: parece inútil mas olhe que não é! Serve para quê? Para secar a roupa depois de ser lavada, secar os fatos de banho dos miúdos… é uma espécie de estendal improvisado! Basta atar uma corda a duas árvores e voilá!

    Lanterna: por favor não se esqueça das pilhas! Várias. 

  • Cadeado: 
    Se quiser ir dar uma voltinha depois de jantar, só tem de guardar tudo dentro da tenda, trancá-la com um cadeado... e vai passear descansado. (Claro que também não levei).

  • Fita adesiva:
     aqui está outra coisa que, à partida, nunca se vai lembrar de levar! A minha tenda rompeu na segunda noite. Como? Não sei. A verdade é que se eu tivesse fita adesiva comigo, isto não teria sido o drama que foi. São coisas que acontecem… e mais vale prevenir!

  • Mesa: 
    eu levei uma cadeira (aquelas de praia), e pensei “Não vale a pena ir carregada com uma mesa!”. Ai vale vale. Uma semana inteira a comer ou de pé ou no colo? Ninguém merece. Ainda por cima, há à venda milhares de mesas próprias para campismo que nem ocupam espaço nenhum! Não vacile!

  • Ventoinha: arranje uma pequena e tenha-a dentro da tenda. Às 6h da manhã quando o sol estiver a escaldar e a bater na tenda, vai agradecer o fresquinho da ventoinha. E não se esqueça das pilhas a dobrar - para a ventoinha e para a laterna! 


Eu senti que precisava de tirar um curso superior só para poder acampar em condições! Mas não é preciso tanto. Se não souber para onde ir este Verão, pondere esta sugestão. Pesquise sobre o que tem mesmo de levar e aponte tudo. O mais importante é estar em segurança e… divertir-se!! 

E claro, não se esqueça desta lista! Ainda me vai agradecer! 

Boas férias!