Ouça a Rádio Comercial nas nossas Apps

Quanto tempo foi preciso para convencer Tom Cruise a pilotar um caça outra vez

Algumas curiosidades sobre o filme que esta semana estreia com a Rádio Comercial

 

 

Tom Cruise está de volta ao cinema e ao papel da sua vida. “Top Gun: Maverick” conta a história de Pete “Maverick” Mitchell, um dos melhores pilotos da Marinha dos EUA que é destacado para treinar um grupo de pilotos graduados Top Gun, para uma missão especial. Voar para ele é fácil, mas enfrentar o passado, nem por isso.  

 
36 anos passaram entre a estreia de “Top Gun: Ases Indomáveis” e “Top Gun: Maverick”
Em 1986, Tom Cruise tinha 24  anos. À data da rodagem em 2019, tinha 57. Aos 59 anos, Tom Cruise foi defender “Top Gun: Maverick” ao Festival de Cinema de Cannes. Depois da exibição do filme, o ator, o realizador e restante elenco receberam uma ovação de pé que se prolongou por seis minutos. 
 
20 minutos foi o tempo necessário para convencer Tom Cruise a fazer “Top Gun: Maverick” 
O encontro entre Tom Cruise, Joseph Kosinsky e o produtor Jerry Bruckheimer aconteceu em 2017, na cidade de Paris, durante a rodagem de “Missão Impossível: Fallout”. O ator deu-lhes 20 minutos para o convencerem a voltar aos caças, mas antes disse-lhes que só o faria se a história fosse mesmo especial.    
 
6 câmaras IMAX dentro do cockpit dos caças usados para a rodagem
Joseph Kosinsky revelou alguns pormenores do processo de gravação quando passou por Lisboa, em forma de holograma, durante a primeira transmissão 5G do país e que foi feita pela NOS. O uso de seis pequenas câmaras com qualidade IMAX foi essencial para captar o que se passa no cockpit de um caça. No ar, os atores também foram realizadores já que tinham de posicionar as câmaras para se filmarem em pleno voo.
 
3 meses de treino
Antes da rodagem, Tom Cruise criou um plano pessoal para cada ator para que, em três meses, fosse possível pilotar um F-18. Foram seis os intérpretes que fizeram este treino básico de aviação. Só dois nunca vomitaram sempre que levantaram voo: Tom Cruise e Monica Barbaro. 
 
2 atores do primeiro filme voltam para o segundo.
Tom Cruise e Val Kilmer são os únicos elementos do elenco de “Top Gun: Ases Indomáveis” a voltar para a sequela. Interpretam os mesmos papéis. Tom Cruise é “Maverick” e Val Kilmer volta a ser “Iceman”, o grande rival. O reencontro foi uma exigência de Cruise.
 
0 minutos de cenas de voo com F-18 rodados com recurso a CGI ou ecrã de croma.
Tom Cruise exigiu que não fosse usado ecrã verde. Tudo o que vemos no filme existe e foi filmado em pleno voo a bordo dos quatro F18 Super Hornet que aparecem em “Top Gun: Maverick”.