Rolitos com beringela assada, tomate confitado, azeite de manjericão e requeijão by José Avillez

Novas receitas do Chef que está a oferecer um jantar por semana!

 


Quer ganhar um jantar no Avillez? Faça esta receita! Como participar aqui!


 

Ingredientes (4 pessoas)

300 g de massas Rolitos
400 g de beringela assada

250 g tomate cereja confitado

250 g de requeijão

4 dentes de alho 

10 folhas de manjericão

4 ramos de tomilho

Flor de sal q.b.

Pimenta-preta moída no momento q.b.

Sal marinho q.b.

Folhas de manjericão q.b.

Azeite de manjericão:
10 folhas de manjericão

2 dl de azeite virgem extra


Preparação

Comece por pré-aquecer o forno a 160 º C.

De seguida, disponha as rodelas de beringela num tabuleiro, de preferência com rede. Salgue as rodelas de beringela com sal marinho, cubra-as com papel absorvente e, sobre o papel, coloque um peso. Reserve 30 minutos à temperatura ambiente para que percam alguma da sua água que lhes confere um sabor amargo. Por fim, coloque a beringela no forno com azeite, dois dentes de alho e tomilho, durante 30 a 40 minutos. Reserve.

Entretanto, com a ajuda de um palito, faça pequenos furos no tomate cereja.  Num tacho, coloque o tomate, cubra com azeite e tempere com sal, pimenta-preta, um dente de alho esmagado e tomilho.  Deixe cozinhar em lume brando, entre 80 º C a 100 º C, durante 20 minutos. Reserve.

Para preparar o azeite de manjericão, brinja rapidamente as folhas em água a ferver com sal, durante 5 segundos. Arrefeça de imediato em água fria com sal e gelo. Retire, seque e, num copo misturador, triture tudo com azeite. Reserve no frio. 

Num tacho grande, coloque água a ferver e tempere com sal. Quando a água estiver em ebulição, adicione a massa e deixe cozer durante 6 minutos. Quando os rolitos estiverem cozidos, escorra e reserve com um fio de azeite.

Num tacho médio, quente, coloque um pouco de azeite, junte a beringela assada, um dente de alho picado, o tomate confitado e envolva. De seguida, junte a massa já cozida, um pouco de azeite de manjericão e envolva bem. Por fim,  acrescente o requeijão em pedaços e envolva novamente. 

Para finalizar, acrescente um pouco mais de azeite de manjericão e, se gostar,  um pouco de sal e pimenta. Sirva de imediato com algumas folhas de manjericão.


 

 

VENCEDOR:
@andreiacjo1


Vídeos Mais Recentes Ver Todos

25-10-2020
Nuno Ribeiro canta Momento - TNT LiveStage
23-10-2020
Signo Escorpião no New York, New York
23-10-2020
Desejando um novo nome artístico para passear todo insuflável numas calças justas que parece que cantam!
22-10-2020
Lukas Graham - Showcase