Rádio Comercial associa-se ao Panthalassa para combater o lixo na costa portuguesa

18 meses de ação, 350 kms de areal, 15 ações, 80 toneladas de resíduos recolhidos.


COMBATER O LIXO NA COSTA PORTUGUESA

18 meses, 350 kms de areal, 80 toneladas de resíduos recolhidos

 

A Rádio Comercial apoia a Brigada do Mar na organização de uma grande operação de descontaminação da orla costeira de Portugal continental, entre janeiro de 2022 e junho de 2023.  Esta iniciativa chama-se Panthalassa e vai incidir, por etapas, em 350 quilómetros de areais (dos 943 quilómetros de costa), entre Viana do Castelo e Monte Gordo. Até ao final da primeira edição da Panthalassa, em junho de 2023, vão realizar-se 15 ações regionais de limpeza. 

A recolha de resíduos – de dimensão superior a uma garrafa de plástico de litro e meio - é feita por equipas de voluntários da Brigada do Mar. O projeto tem como estimativa retirar dos areais 80 toneladas de resíduos que representam muitos metros quadrados que destroem a vegetação, ecossistemas e constituem um perigo para todos. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do registo da quantidade de lixo e da sua tipologia, a operação Panthalassa vai recolher dados referentes a animais mortos (golfinhos, tartarugas, aves). Estas informações serão partilhadas com Instituições e Organizações que trabalham na área ambiental e da sustentabilidade, como por exemplo o IPMA, SPEA, Rede de Arrojamento 

Os resíduos recolhidos vão ser encaminhados para os circuitos de tratamento, reciclagem, reutilização, aproveitamento de materiais para indústria, como também para a criação de instalações artísticas e exposições.  

Enquanto parceira do projeto, a Rádio Comercial pretende mobilizar o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de uma maior proteção do oceano. “Esta parceria traduz-se num encontro perfeito entre o histórico da Comercial em relação aos temas relacionados com a sustentabilidade e a força da Brigada do Mar. Com esta iniciativa, a rádio Comercial dá voz ao planeta” refere Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial.

Não é a primeira vez que a Radio Comercial apoia o trabalho da Brigada do Mar. Em 2019, uma equipa da Rádio Comercial acompanhou a associação “Brigada do Mar” ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola. A equipa ficou impressionada com a dimensão e a quantidade de lixo encontrado, mais de 20 toneladas ao longo de 45 quilómetros entre Troia e Melides e decidiu realizar o documentário “Mar do lixo” assinado pela jornalista Tânia Paiva e com imagem de Tiago Mendes dos Santos, com o objetivo de alertar a sociedade para este grave problema. 

Para além deste projeto, o compromisso da Rádio Comercial com o ambiente e a sustentabilidade do planeta pode ser acompanhado diariamente através da área de notícias e conteúdos exclusivos relacionados com a sustentabilidade e o futuro do planeta, na área de notícias da rádio.


PUB (0:)