Na Rádio Comercial estamos gratos às Marcas que Cuidam: das pequenas às grandes empresas, todas aquelas que, rapidamente, se mobilizaram com iniciativas para ajudar a fazer face às dificuldades decorrentes a um inimigo comum:  
Covid-19.

CHICCO PORTUGAL

A Chicco Portugal doou mais de 750 intercomunicadores aos hospitais portugueses, para permitir a comunicação entre profissionais de saúde e doentes. Reinventou assim a utilidade dos intercomunicadores, para que os doentes COVD não se sintam tão sós.

DELTA CAFÉS

A Delta Cafés está a produzir equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras e viseiras, que começaram por ser entregues em alguns Hospitais do Alentejo, nomeadamente no Hospital de Portalegre e Elvas, como forma de combater a atual situação epidemiológica, sendo posteriormente distribuídos em outras instituições de saúde, desde hospitais a IPSS a nível nacional. O Grupo está também a oferecer café a diversas unidades hospitalares.

MERCADONA

A Mercadona, com o compromisso de partilhar com a Sociedade parte do quanto dela recebe, entre janeiro e abril de 2020, doou mais de 200.000 quilos de produtos de primeira necessidade a entidades sociais tais como Bancos Alimentares de Aveiro, Braga e Porto, Cruz Vermelha Portuguesa, Cáritas Portuguesa, Hospital São João, Hospital das Forças Armadas e ao refeitório social da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto. Além disso, a empresa colabora diretamente a partir das suas 10 lojas com 10 Cantinas Sociais. Trata-se de uma colaboração diária, que consiste na entrega de bens essenciais, alimentares e não alimentares. A empresa tornou-se também parceira dos 6 Centros de Acolhimento Temporário com cerca de 340 utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e dos Lares Residenciais infetados com Covid-19. Num primeiro envio a Mercadona doou 11.500 kilos de produtos sendo que o apoio vai continuar ao longo dos 3 meses em que estes centros vão estar em funcionamento.

AEG

A AEG, marca do Grupo Electrolux está a promover a ação solidária "Pão com Coração", oferecendo pão fresco a várias instituições de solidariedade social do Concelho de Oeiras, numa iniciativa em parceria com a União das Juntas de Freguesia de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, que distribui diariamente por quem mais precisa neste momento de maior fragilidade.

NIVEA

Doação 1.000.000 litros de desinfetante; Doação de, pelo menos, 5.000.000 de produtos NIVEA para cuidado da pele dos profissionais de saúde de todo o mundo; Apoio financeiro direto para ONG, sejam organizações internacionais, ou parceiros locais do Grupo Beiersdorf, que atualmente enfrentam sérios desafios; Doações pessoais dos colaboradores; Em Portugal, a equipa Beiersdorf está em contacto com as entidades competentes para fazer chegar aos focos de maior necessidade o maior número possível de produtos NIVEA, que possam contribuir para minimizar as dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam neste momento.

PAYPAL

PayPal lança pagamentos com QR Code em Portugal. Nova funcionalidade na aplicação PayPal permite que clientes e empresas realizem transações presenciais seguras, sem contacto, numa altura em que a ameaça da Covid-19 obriga os portugueses a praticarem o distanciamento social. Esta solução vai estar disponível para compradores e vendedores, não só em lojas físicas como também em entregas ao domicílio.

MONDAYS

A Mondays, uma startup portuguesa, produz um preparado em pó composto por ingredientes naturais que funciona como uma refeição. Enviou mais de 100 refeições para a equipa de infeciologia do hospital Egas de Moniz, bem como 60 refeições aos bombeiros de Alcabideche e 90 refeições para pessoal de trabalho Centro de Apoio Social do Pisão (CASP).

AUCHAN

Doação de produtos alimentares e produtos de higiene a 21 hospitais; Doação ao Hospital Dona Estefânia de mais 70 casacos polares para médicos e enfermeiros e 2 varinhas mágicas; Doação de cabazes para a AMI no valor de 40.000 euros.

CENTROS COMERCIAIS MAR SHOPPING

Centros MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos asseguram entregas quinzenais de cabazes alimentares a 200 famílias carenciadas de Loulé, Faro e Matosinhos, durante três meses. As famílias que estão a receber este apoio, foram sinalizadas por entidades como União de Freguesias de Faro, Junta de Freguesia de Montenegro, GNR de Faro, centros Re-Food de Almancil e de Leça da Palmeira (esta última com instalações no MAR Shopping Matosinhos) e Câmara Municipal de Matosinhos.

MONTIQUEIJO E RECHEIO CASH AND CARRY

Num contexto de rápida evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, e como forma de prestar apoio aos profissionais de saúde e aos doentes internados, a Montiqueijo e o Recheio Cash & Carry uniram-se para doar o equivalente a 25 mil litros de leite a hospitais e centros hospitalares de todo o país. O donativo, de 125 mil unidades de 200ml de leite Amanhecer, já está a ser distribuído pelas unidades hospitalares tendo a Montiqueijo doado a matéria-prima e o Recheio garantido o embalamento e a logística..

LIDL

O LIDL coordenou-se com a Rede de Emergência, criada pelo Banco Alimentar, e está a distribuir cerca de 130 toneladas de alimentos, de norte a sul do país. São 148 mil artigos para quem mais necessita. Ofereceu também 2000 embalagens de cremes Cien aos Hospitais de Santa Maria e São João.

BOSTIK PORTUGAL

Informações recentes dão conta de que mais de 50.000 crianças dos ensinos básico e secundário não têm equipamentos informáticos que lhes permitam acompanhar plenamente as novas formas de ensino. A Bostik Portugal não é indiferente a esta situação e, por isso, decidiu encetar uma ação solidária que contará com um valor inicial de 6.000€ para aquisição de computadores portáteis. Para além disso, por cada compra, a Bostik doará mais 5 euros; ao valor acima mencionado.

BISON BANK

O Bison Bank doou três mil máscaras FFP2 aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, de forma a serem distribuídas aos hospitais e cuidados de saúde primários, para serem usadas no combate ao coronavírus.

BIC

A BIC doou 120.000 esferográficas e 120.000 máquinas de barbear a 80 hospitais de grande dimensão em Portugal e Espanha. Desta forma, a empresa contribui de forma única para a proteção dos profissionais de saúde face à crise do COVID-19, fornecendo material de escrita para uso individual, além de proporcionar produtos de cuidado pessoal para uma maior higiene de pacientes e equipas hospitalares.

A nível global, além de ter doado mais de 2,4 milhões de produtos de papelaria, isqueiros e máquinas de barbear a organizações de apoio a trabalhadores da área da saúde, crianças e sem-abrigo, a BIC contribui para a luta contra o COVID-19 ao fabricar e doar equipamentos de proteção para fazer frente à escassez deste material. Só em França, por exemplo, a BIC produz desde o final de março 3.000 protetores faciais por dia na sua fábrica em Redon, utilizando matérias primas próprias, que foram depois doados a serviços públicos e forças policiais franceses, bem como a hospitais e organismos governamentais no Brasil, Grécia e Tunísia.

ZILIAN

A Zilian disponibilizou todos os sacos TNT de proteção de calçado e transformou-os em botas cirúrgicas que foram enviadas para hospitais e lares de idosos.

A todas as MARCAS QUE CUIDAM o nosso OBRIGADO!