Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Global Teacher Prize: Quem é o melhor professor?

O Prémio é entregue anualmente a um professor, como celebração do seu trabalho excecional e do contributo extraordinário para a sua profissão.


O Global Teacher Prize é um prémio para professores que nasce por iniciativa da Varkey Foundation, uma organização sem fins lucrativos, com a missão de melhorar a educação aumentando o estatuto da profissão docente. Uma das iniciativas é este prémio, de US $1m, considerado o “Nobel” da educação.

O Global Teacher Prize Portugal nasce do desafio feito pela Varkey Foundation de lançar prémios locais em vários países, sempre com o objetivo de acelerar o processo de valorização da profissão de docente em todo o Mundo, como motor da mudança e desenvolvimento.

Reforçar o reconhecimento do papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais prósperas e mais justas e, em linha com os objetivos do prémio global, a edição portuguesa assume três objetivos:

  1. Partilhar boas práticas de evolução e mudança mais adaptadas às novas necessidades;
  2. Promover um debate construtivo sobre o futuro da educação e os novos desafios;
  3. Sublinhar a importância do papel dos professores no desenvolvimento da educação e do país;

O Prémio é entregue anualmente a um professor, como celebração do seu trabalho excecional e do contributo extraordinário para a sua profissão - 30.000€

85% para o desenvolvimento da iniciativa vencedora;
15% para utilização pessoal

Quem se pode candidatar?
Qualquer professor português, desde o ensino da primeira infância até ao secundário, público e privado, passando pela educação especial, pode candidatar-se ao Prémio.

Como se candidatar?
Os professores podem inscrever os seus projetos e metodologias on- line através de uma plataforma disponível no site. Toda a comunidade pode, on-line, propor professores para se candidatarem ao Global Teacher Prize Portugal.
A organização entrará em contacto com as recomendações para incentivo do próprio à candidatura.

Uma recomendação não é uma candidatura.