Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
O evento mais guloso do ano está de volta!

Vila de Óbidos | 10 a 26 de março
Horários: sexta a domingo – 11h | 20h
Organização: Óbidos Criativa e Município de Óbidos
Curadoria: Chef Francisco Siopa (Chef executivo de pastelaria no Penha Longa Hotel)
O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, o evento mais guloso do ano, volta às ruas da Vila de Óbidos com uma programação de excelência, onde o chocolate é o ingrediente principal.
Este ano, o tema escolhido foi a Banda Desenhada, através da qual se contará a história do chocolate, e as personagens mais emblemáticas dos livros aos quadradinhos transformam-se em fantásticas esculturas.
Com mais de 20 anos de história, procura uma vez mais proporcionar uma autêntica experiência dos sentidos a todos os participantes e visitantes. Mantendo as atrações mais emblemáticas do evento, apresenta uma exposição de esculturas de chocolate, esculturas ao vivo, uma programação constante de showcooking com chefs e figuras reconhecidas no País e a presença de grandes marcas, o evento procura mais uma vez reinventar-se, com novas apostas. Os espaços formativos terão maior destaque com a presença das Escolas do Turismo de Portugal, permitindo o contacto com chefs formadores e alunos da área da cozinha, pastelaria e confeitaria e, ainda, a presença da conceituada École Ducasse, uma escola francesa de referência internacional na arte da pastelaria e confeitaria. Apostando nas experiências, o evento oferece ainda espaços para decorar donuts, provar chocolate quente, juntar vinho e bombons e atividades dedicadas aos mais pequenos por toda a vila. Esta será mais uma edição cheia de originalidade numa experiência que convida todos a desfrutar de histórias e chocolate.
PONTOS DE ATRAÇÃO
Esculturas de Chocolate [Óbidos Chocolate House] Showcooking Barry & Callebaut [Auditório da Casa da Música] Esculturas ao Vivo [Salão do Chocolate] Grand Place du Chocolat [Praça de Santa Maria] Astérix e Obélix – Kids Play [Miradouro do Jogo da Bola] Poção Mágica by Natfood [Miradouro do Jogo da Bola] Casa do Chocolate by DOTS [Cerca do Castelo] Marcas de Chocolate [Vila de Óbidos; Salão do Chocolate] Estação Melgão [Cerca do Castelo] Wine & Chocolate Joaquim Arnaud [Cerca do Castelo] Salão do Chocolate [Cerca do Castelo] Exposição BD2 [Praça de Santa Maria] Oficinas e Ateliers [Casa José Saramago; Espaço My Machine] Expositores [Vila de Óbidos; Largo da Porta da Vila] Street Food [Largo da Porta da Vila] Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste [Largo de São Tiago] BD ao vivo [Cerca do Castelo] Espaços Formativos [Cerca do Castelo] Concursos [Cerca do Castelo] Corrida do Chocolate [Vila de Óbidos]
Bilhetes à venda em obidos.bol.pt
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Como chegar
As auto-estradas A8 (Lisboa-Leiria) e A15 (Óbidos-Santarém), bem como o IP6 (Peniche-Óbidos) tornam o acesso a Óbidos extremamente fácil. Aconselhamos as seguintes saídas para um acesso mais rápido aos parques de estacionamento do evento:
A8 Norte – Saída 17 – Gaeiras/ Óbidos
A8 Sul – Saída 15 – Óbidos.
Estacionamento
Há 5 bolsas de estacionamento, 3 pagas e 2 gratuitas. devidamente identificadas, junto a Óbidos, com capacidade para cerca de 3 mil viaturas.
Posto de Turismo
Encontra-se junto ao Parque de Estacionamento principal, a cerca de 200 metros da entrada da Vila de Óbidos.
Sanitários Públicos/Fraldários
Existem diversos sanitários públicos por toda a Vila. Encontra-se um fraldário no sanitário público do Solar da Praça de Santa Maria (Museu Municipal) e outro no interior da Cerca do Castelo.
Acessibilidades
Em Óbidos existem alguns condicionamentos na acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida “permanente e temporária” (cadeiras de rodas, pessoas com limitações de mobilidade, carrinhos de bebé).
Acompanhamento por animais de estimação: Na Vila é possível fazer-se acompanhar de animais de estimação, no entanto, nos espaços interiores do evento não é permitida a entrada de animais de estimação com exceção dos cães guia.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Evento ao ar livre: Aconselha-se o uso de agasalhos. Sempre que as condições meteorológicas o justifiquem, algumas atividades poderão encerrar temporariamente. Horas/dias mais apropriados: Sempre que possível, deverá deslocar-se ao evento durante a semana, uma vez que aos fins-de-semana o tempo de espera tende a ser maior.