Duelos pela Europa: Carlos Moedas Vs Leonor Dargent

Carlos Moedas (na imagem) e Leonor Dargent são de Beja. Será que olham para a Europa da mesma forma, tendo como base as mesmas origens territoriais?

PUB (0:)

Se há pessoa habilitada para falar da Europa é Carlos Moedas, mesmo antes de ter vestido o fato de Comissário Europeu. Neste frente a frente geracional com Leonor Dargent, uma jovem conterrânea de Beja, Moedas sublinha que a Europa foi quem lhe deu tudo.  Foi graças ao programa Erasmus que pôde ir estudar para outro país, o que de outra forma não teria conseguido. 

Já a, na altura em que o frente a frente foi filmado, estudante de Direito, de 21 anos, acredita que a União Europeia ainda tem muito caminho a percorrer, mas sublinha a “liberdade e multiculturalidade que a Europa proporciona”. Acredita que os jovens portugueses se sentem europeus, mas há um distanciamento em relação às instituições e às políticas europeias. Carlos Moedas defende, por seu lado, que os portugueses vivem a diversidade europeia de uma forma que não encontrou noutros povos. 

Em terras alentejanas, e com temperaturas que bem conhecem, ambos destacam que faltam “bandeiras (causas)” comuns que possam unir os Estados-membros e tornar a União mais sólida.