NO AR:

Anette Dujisin já viveu em muitos países, mas é em Portugal que se sente em casa

Anette Dujisin é diretora em Portugal da plataforma de streaming independente Filmin e esteve no Era o Que Faltava.

Sabe o que é Netflix, HBO e por aí? Então saiba que há também uma plataforma de streaming chamada Filmin, dedicada ao cinema independente. A diretora em Portugal chama-se Anette Dujisin e, embora tenha nascido no Equador, passou a segunda infância e juventude em Portugal. Depois de ter vivido nos quatro cantos do mundo, e depois de programar, por exemplo, a Semana da Crítica do Festival de Veneza, regressou a Portugal em 2015 para implantar a Filmin.

Anette já viveu em vários países e diz que a adaptação “nem depende tanto de nós, mas é o país que nos recebe”. Viveu em Inglaterra mas, “achei os ingleses extremamente fechados, tive dificuldade em criar laços”. Cresceu em Itália, diz até que parte dela é italiana, porém, ela sente que os italianos acham, “és como nós, mas nunca vais ser uma de nós”. 

Apesar de se ter sentido assim em Inglaterra e Itália, em Portugal foi diferente e foi por isso que decidiu voltar. Os amigos portugueses sempre lhe disseram “és meia daqui, meia dali, tens a mania, mas no fundo tu és portuguesa, não enganas ninguém” e são essas coisas que fazem diferença. 

Pode ouvir a conversa aqui!