Novo Podcast: Que Ouves de Bruxelas

 

“Que Ouves de Bruxelas” é um podcast onde se fala sobre a forma de viver a União Europeia (UE), em todas as suas vertentes práticas, desde o que está a ser feito em termos ambientais, até questões mais práticas como a melhor forma para estudar ou trabalhar dentro dos países membros da UE ou os direitos que temos como cidadãos, seja em que país for. Afinal de contas, diariamente vivemos a “Europa” sem nos apercebermos, desde viajar sem passaporte, fazer compras online ou ligar de outro país dentro da UE sem pagarmos o “roaming”.

 

Ouvir Podcast

  • 2020-02-19#12 Oportunidades de emprego na UE
    0:00
    0:00

    Sabia que qualquer pessoa pode trabalhar na União Europeia, entre instituições, organismos ou agências? Há também muitos estágios disponíveis. Como é que se candidata? Que áreas estão disponíveis? Que requisitos são necessários?

    Há cinco jovens estudantes universitárias que correm o país com a função de descomplicar os processos e tirar dúvidas. A Adriana, a Catarina, a Margarida e a Sofia (só não esteve presente nesta conversa a Leonor) são embaixadoras de carreiras da União Europeia e explicam tudo neste episódio. Pode encontrar mais informações nas redes sociais procurando por “EU Careers – Portugal”.

  • 2020-02-12#11 Os bastidores da União Europeia, com Carlos Moedas
    0:00
    0:00

    Neste episódio convidámos o antigo comissário Europeu Carlos Moedas para nos falar sobre os bastidores da União Europeia. Como é que são feitas as negociações? Onde é que são tomadas as grandes decisões? Quem é que descasca laranjas ou faz costura nas reuniões? Que prato típico do Alentejo é que o bejense Carlos Moedas não servia aos colegas comissários europeus quando os convidava para jantar em sua casa?

    Questões (entre muitas outras) com resposta neste episódio sobre os corredores das negociações em Bruxelas.

  • 2020-02-05#10 Como fazer voluntariado através das instituições europeias?
    0:00
    0:00

    Quem quer fazer voluntariado fora do país de origem depara-se com várias dúvidas, nomeadamente a instituição a que deve recorrer, tendo em conta que a segurança de que se está a aliar a algo credível é muito importante. O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) é uma iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, "dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa". Os projetos podem durar entre dois e doze meses.

    Como é que se pode inscrever? Que tipo de projetos estão disponíveis? Os custos estão todos assegurados? As respostas a perguntas como estas estão dentro deste episódio que conta com a ajuda de José Baptista da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e de Cláudia Martins, uma jovem portuguesa que esteve num projeto de voluntariado na Grécia, ao abrigo do CES e que explica a sua experiência.

  • 2020-01-31#9 Brexit: o que muda na nossa vida?
    0:00
    0:00

    O Reino Unido divorciou-se da União Europeia e deixa de ser considerado Estado-membro. Mas este tem sido um divórcio difícil e que ainda tem muitas questões em aberto. Na prática, o que é que muda na nossa vida pessoal, profissional, nas empresas e nas relações entre os países?

    Este episódio especial é dedicado a todos esses aspetos práticos do 'pós-Brexit' com as explicações do Diretor Geral dos Assuntos Europeus, Rui Vinhas e a análise de Bernardo Ivo Cruz, editor da The London BREXIT Monthly Digest. Cheers!

  • 2020-01-29#8 Inovação Social: Tem uma boa ideia para resolver problemas sociais? Há dinheiro para apoiar
    0:00
    0:00

    Tem ideias inovadoras para resolver problemas sociais? Se calhar pode ter apoio financeiro (e não só) da União Europeia e não sabia. Portugal é o único país Estado-Membro que reservou fundos para a inovação social.

    Neste episódio explicamos tudo, com a ajuda do presidente da Portugal Inovação Social e com representantes de dois exemplos concretos: a Rádio Miúdos, que promove a língua portuguesa entre os mais novos através de emissões de rádio online, e o projeto SPEAK, que promove a integração de pessoas migrantes e refugiadas . Inspire-se.

  • 2020-01-22#7 Programa Erasmus é + do que o intercâmbio de estudantes universitários
    0:00
    0:00

    O Programa Erasmus é uma das imagens de marca da União Europeia, principalmente para jovens. Desde 1987 que começou a mobilizar estudantes. Mas sabia que, desde 2014, o programa já não é só para estudantes e tem muitas outras vertentes? Por isso mesmo ganhou um "+" e tornou-se Erasmus+.

     O que há para lá do intercâmbio de estudantes universitários é o que nos leva a esta conversa com José Baptista da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e com exemplos práticos de uma entidade de Águeda, a Psientífica, que executa projetos dentro do Programa Erasmus+ e de um jovem que nos fala sobre a sua experiência em projetos de intercâmbio.

  • 2020-01-15#6 Cidadania: Há quem viva a Europa de forma muito intensa. Porquê?
    0:00
    0:00

    Hoje em dia, viajar, viver ou trabalhar num outro estado membro da União Europeia já nem é considerado migração. Chama-se mobilidade.

    Que oportunidades trouxe o conceito de Cidadania Europeia? A conversa deste episódio é com Jorge Félix Cardoso, um jovem de 24 anos e com um percurso inspirador. Ele vive de forma muito intensa a Europa. Suspendeu os estudos em medicina para se dedicar à intervenção cívica, nomeadamente sobre questões europeias. Hoje em dia, trabalha em várias frentes, desde consultoria em Assuntos Europeus até políticas de saúde. O melhor é ouvir e descobrir.

  • 2020-01-08#5 Segurança na Europa: Estamos seguros?
    0:00
    0:00
    O conceito de segurança é mais complexo do que parece. A segurança (ou sentimento de insegurança) é um tema que está constantemente nas notícias. Estamos seguros? O que está a União Europeia a fazer pela nossa segurança? Quais são as novas ameaças e como é que estão a ser combatidas? Questões com respostas dadas através de uma lição da professora e investigadora Ana Isabel Xavier.
  • 2020-01-02#4 Mitos e verdades: das bolas de Berlim aos carapauzinhos
    0:00
    0:00
    A União Europeia (UE) proibiu a pesca de carapauzinhos? A culpa de já não se fazerem bolos-reis com brinde é da UE? A internet, tal como a conhecemos, acaba com a nova legislação dos direitos de autor? Portugal não tem qualquer peso na Europa? Os agricultores recebem dinheiro para não produzirem? Isto é tudo verdade ou apenas mitos? É o que ficamos a saber neste episódio, com a ajuda da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.
  • 2019-12-24#3 A União Europeia fala "Bruxelês"?
    0:00
    0:00
    Tem dúvidas em relação à forma como funcionam as instituições europeias? Acha que o palavreado usado em temas relacionados com a União Europeia é demasiado confuso? Nós também. Por isso mesmo, convidámos o especialista e consultor em assuntos europeus, Henrique Burnay para nos ajudar a decifrar vários conceitos, chavões, e palavrões que ouvimos diariamente mas não sabemos exatamente que signifcado têm. Este episódio é uma espécie de dicionário da União Europeia.
  • 2019-12-18#2 Que direitos temos nas compras online?
    0:00
    0:00
    Fez compras online e o que chegou a casa não foi exatamente o que pensava que tinha adquirido? Não fez uma reclamação porque acha que dá muito trabalho? Se comprar num site de um outro país fora da UE tenho os mesmos direitos? Questões com resposta neste episódio com Rita Rodrigues da Deco Proteste e com uma participação especial do Vasco Palmeirim.
  • 2019-12-11#1 Emergência climática: A Comissão Europeia tem um plano?
    0:00
    0:00
    Do chamado Pacto Ecológico Verde (Green Deal) à neutralidade climática da União Europeia (UE) em 2050, o português Humberto Rosa, que dirige a área de Capital Natural da Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia (o que na prática significa tudo o que está relacionado com a Natureza) ajuda-nos a decifrar o que está a ser feito no combate às alterações climáticas. Neste primeiro episódio, contamos também com explicações da comissária europeia Elisa Ferreira, que terá um papel importante no cumprimento dos objetivos propostos pela Comissão Europeia na área do ambiente.

Veja Também em

Recomendamos

Back to Top