"Deite-se com quem quiser. Mas levante-se com a Margarida"

Quando a Rádio Comercial foi privatizada em 1993, Margarida Pinto Correia foi a primeira locutora a apresentar o programa da manhã. O Pedro Ribeiro dava as notícias.

“A minha cadela vinha comigo para estúdio, fazia rádio comigo. Eram outros tempos!”, recorda Margarida Pinto Correia na entrevista dos 40 anos da Comercial, um sorriso de quem tem a rádio na pele. “Eu tinha uma husky, e na altura os huskys ainda não eram moda, portanto era assim uma coisa estranhíssima ver um cão com olhos azuis, com aquele ar de esquimó. E vários elementos masculinos que ainda cá andam hoje, não vou dizer nomes, vinham pedir-me a ‘loba’ emprestada porque era um bom desbloqueador de conversa”. 

Em 1993, Carlos Barbosa comprou a Rádio Comercial e levou para a Rua Sampaio e Pina a equipa do antigo CMR (Correio da Manhã Rádio), ponta de lança da modernidade. Margarida Pinto Correia foi convidada para apresentar o programa da manhã e levou consigo Pedro Ribeiro para dar as notícias, Paulo Ferreira de Melo para o trânsito, Nuno Markl para jornalista das madrugadas. “Deite-se com quem quiser, mas levante-se com a Margarida” era o slogan colado nos autocarros e nos sacos do Expresso. 

Superados os primeiros tempos de generation gap entre os que já lá trabalhavam no corta-cola da bobine enquanto a jovem equipa já só queria trabalhar nessa novidade que era o computador, a radialista lembra tempos muito divertidos: “Testávamos as coisas mais mirabolantes em termos de música, em termos de fórmula, em termos de misturar tudo. Era extraordinário. Eu acho que a Comercial ficou com esse ADN, talvez mais condicionados comercialmente ou financeiramente, mas hoje em dia acho que essa liberdade se mantém no ADN de todos vocês e na forma como nós ouvimos a rádio a ser inventada”. 

Por mais que tenha feito televisão, imprensa ou comunicação corporativa, “cada vez que vinha à rádio, mesmo falar das campanhas da Fundação Gil, assim que punha os cascos era mesmo uma trip!”, diz Margarida Pinto Correia. Por isso, quando o João Gobern a convidou para fazer “Encontros Imediatos” na Antena 1, nem pensou duas vezes: “As pessoas perguntavam-me ‘Não tens saudades da rádio?’ Tenho imensas saudades da rádio, que aquilo é directo para a veia”.

Por Ana Martins

 

  • Partilhar