Esta é a primeira fotografia de um buraco negro

O grupo de cientistas financiados pela União Europeia, mostraram-se orgulhosos por "confirmarem" a teoria da relatividade de Albert Einstein.

10 de abril de 2019 às 14:43Esta é a primeira fotografia de um buraco negro

A primeira imagem de sempre de um buraco negro, captada pelo telescópio "Event Horizon", foi hoje revelada em Bruxelas por um grupo de cientistas financiados pela União Europeia, manifestamente orgulhosos por "confirmarem" a teoria da relatividade de Albert Einstein.

Na sede da Comissão Europeia, e em simultâneo com conferências de imprensa noutros pontos do globo -- Estados Unidos, Japão, Chile, Xangai e Taipé -, coube ao comissário europeu Carlos Moedas, titular da pasta da Investigação, Ciência e Inovação, apresentar, juntamente com vários cientistas, o que foi classificado com "uma descoberta científica de primeira grandeza", que constitui "uma prova visual da existência de buracos negros", até agora sempre representados por simulações.

 

Nesta publicação, Carlos Moedas escreve que a "ficção inspira frequentemente a ciência, e os buracos negros há muito alimentam os nossos sonhos e curiosidade".

Este fenómeno astronómico tem um diâmetro de 40 mil milhões de quilómetros e é 3 milhões de vezes o tamanho da Terra e é maior que todo o sistema solar.

 

 

De acordo com a NASA, trata-se de um feito histórico e afirma que várias missões da NASA "observaram o mesmo buraco negro usando diferentes comprimentos de onda de luz e registaram dados para entender o buraco negro".

 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top