PJ Harvey compõe para teatro

Duas canções novas servem a peça "All About Eve", em cena em Londres.

12 de fevereiro de 2019 às 15:20PJ Harvey compõe para teatro

PJ Harvey compôs duas canções novas para a peça teatral "All About Eve", em cena até 11 de maio, em Londres, no Noel Coward Theatre - localizado junto à estação de metro de Leicester Square (no chamado garrafão da zona central londrina). 

 

Em entrevista ao programa "Behind the Scenes", da BBC Radio 4 (que pode ser ouvida aqui), PJ Harvey mostrou o processo de elaboração destas duas músicas ao jornalista John Wilson, a partir do seu apartamento no sul de Londres (uma antiga fábrica de elásticos), onde vive há quatro anos. Ficamos a saber nesta entrevista que a casa de Polly Jean Harvey está recheada de instrumentos: muitas guitarras, um saxofone (o primeiro instrumento que aprendeu a tocar), um piano, sintetizadores. A par de muita instrumentação antiga, PJ Harvey confidenciou que usa o método à antiga de gravar em fita de cassete com um Tascam de quatro pistas.

Uma das canções novas chama-se Moth, interpretada neste vídeo por PJ Harvey ao piano. Podemos ver a letra e a partitura.

 

As canções novas de PJ Harvey são interpretadas em palco pelas atrizes principais do elenco desta peça, que é um remake teatral do clássico de cinema de Joseph L. Mankiewicz, "All About Eve" - premiado com o Óscar de Melhor Filme de 1950. Gillian Anderson (conhecida pelo seu trabalho na série de TV, "X-Files") assume o papel da atriz veterana em curva descendente Margo Channing e Lily James (já com formação musical basilar) encarna a jovem atriz rival em curva ascendente Eve Harrington. 

Ambas as atrizes ficaram a saber a meio do processo que iriam interpretar as canções de PJ Harvey. Uma das suas músicas tem como ponto de partida o compêndio de três peças ao piano 'Liebesträume' de Franz Liszt, que enfeitiça a personagem de Gillian Anderson.

Foi PJ Harvey que contactou o encenador de "All About Eve", o belga Ivo van Hove (responsável pelo musical de David Bowie, "Lazarus"), que lhe deu imediato aval para compor para a peça, com total liberdade artística.

Lily James e Gillian Anderson, que interpretam as atrizes rivais de Eve Harrington e de Margo Channing.

Estreou-se mundialmente há três dias, no Festival Internacional de Berlim, o documentário de Seamus Murphy, "A Dog Called Money", que leva PJ Harvey ao circuito triangular entre o Afeganistão, o Kosovo e o estado norte-americano de Washington DC, que a inspirou para o seu último álbum, "The Hope Six Demolition Project".

 

PJ Harvey é uma das maiores figuras femininas da música indie das última três décadas, com nove álbuns de estúdio e dois Mercury Prizes (número recorde). Depois do lançamento em 2016 do álbum "The Hope Six Demolition Project", PJ Harvey tem lançado canções de forma avulsa, desde reservas de estúdio promovidas a single como 'Guilty', a canção humanitária de solidariedade com os refugiados sírios no Líbano, 'The Camp', ou o díptico 'A Dog Called Money' / 'I'll Be Waiting'.


      

  • Partilhar

Relacionadas

  • Nova canção de PJ Harvey
    07 de junho de 2017
    Nova canção de PJ Harvey

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top