Ainda não há decisão se vacina contra a meningite B será gratuita

A Diretora-Geral da Saúde diz que ainda está a ser avaliada a inclusão da vacina no Plano Nacional de Vacinação.

LUSA
11 de outubro de 2018 às 11:07Ainda não há decisão se vacina contra a meningite B será gratuita

A Diretora-Geral da Saúde garante que ainda não há uma decisão sobre a inclusão da vacina contra a meningite B no Plano Nacional de Vacinação.

Graça Freitas diz que a questão é complexa e ainda está a ser estudada pela Comissão Técnica de Vacinação.

"Há vacinas mais difíceis de avaliar, como é o caso desta (...), e, portanto, eu não sei quando é que a comissao técnica vai estar preparada para fazer a recomendação, que pode ser de introdução ou não introdução", explica a responsável.

 

 

Graça Freitas não quer expressar a posição da DGS, porque não se pode "sobrepor" ao trabalho da Comissão Técnica de Vacinação.

 

 

Cada dose da vacina que previne a meningite B custa quase 100 euros. De acordo com o Jornal de Notícias entre janeiro e agosto deste ano foram vendidas 132 mil doses.

A Diretora-Geral da Saúde falou ainda sobre a petição que vai esta tarde a debate no Parlamento, que defende a vacinação obrigatória.

Graça Freitas não vê razões para tornar a vacinação obrigatória em Portugal e considera que deve ser respeitada a vontade das pessoas, que até têm aderido à vacinação.

 

 

A petição que "solicita que se discuta sobre a obrigatoriedade das Vacinas do Plano Nacional de Vacinação" vai a estar em debate a partir das 15h00 desta quinta-feira na Assembleia da República.

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top