China vai abrir parque para pandas com quase um quinto da dimensão de Portugal

Parque vai ter 27 mil quilómetros quadrados. Vai acolher 8 mil espécies.

17 de agosto de 2018 às 12:12China vai abrir parque para pandas com quase um quinto da dimensão de Portugal

A China vai abrir um parque para pandas no sudoeste do país, com 27 mil quilómetros quadrados - quase um quinto da dimensão de Portugal continental -, que acolherá 8 000 espécies distintas de animais e plantas.

Segundo o jornal oficial em língua inglesa China Daily, o parque incluirá 80 áreas de preservação, que abarcam partes da província de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

O objetivo é aumentar a fauna e flora, melhorar a diversidade biológica e construir passagens entre os vários habitats dos pandas, permitindo que diferentes comunidades interajam.

A data de abertura do parque não foi ainda anunciada, mas espera-se que esteja concluído no final deste ano.

A China tem 67 reservas naturais para proteção dos pandas gigantes. O número de pandas aumentou de 1 114, na década de 1970, para 1 800 atualmente, segundo a Administração Estatal das Florestas da China.

Em 2017, o país conseguiu criar 500 pandas, em cativeiro, entre os quais nove foram devolvidos à natureza. Sete sobreviveram.

O panda, a mascote não oficial da China, que vive sobretudo nas montanhas de Sichuan, está no primeiro grau na proteção de espécies em risco de extinção no país.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top