Tidal acusado de manipular números de Beyoncé e Kanye West

A plataforma nega as acusações de que é alvo por parte de um jornal norueguês.

FACEBOOK COACHELLA
14 de maio de 2018 às 10:55Tidal acusado de manipular números de Beyoncé e Kanye West

Tidal, o serviço de streaming de música de Jay-Z, está a ser acusado de manipulação de dados para elevar os pagamentos relacionados aos álbuns mais recentes de Beyoncé e Kanye West, respectivamente "Lemonade" e "The Life of Pablo", ambos lançados em 2016.

A acusação está a partir do jornal norueguês Dagens Næringsliv que afirma que investigou os dados internos do Tidal a partir da obtenção de um HD que contém "biliões de linhas e colunas" com títulos de músicas, IDs de utilizadores e códigos de países, e descobriu que "o número de ouvintes de Beyoncé e Kanye West no Tidal tem sido modificado ao nível de diversas centenas de milhões de reproduções falsas", uma prática que tem "gerado elevados pagamentos de royalties à custa de outros artistas".

A investigação começou em 2016, quando o Tidal anunciou que "The Life of Pablo", disco de Kanye West, teve 250 milhões de streams nos primeiros dez dias de lançamento, e que o álbum de Beyoncé, "Lemonade", angariou 306 milhões de streams nos primeiros 15 dias. Com os três milhões de utilizadores que o Tidal tinha na altura, cada um teria ouvido os discos cerca de uma dúzia de vezes por dia.

O Tidal nega as acusações e diz estar a ser alvo de uma campanha de difamação por parte da publicação. A empresa de streaming de música, que atualmente opera em 52 países, não publica quantos utilizadores tem desde o ano passado.

  • Partilhar

Relacionadas

  • Beyoncé caiu no palco de Coachella
    23 de abril de 2018
    Beyoncé caiu no palco de Coachella
  • Beyoncé faz donativo a universidades para alunos negros
    17 de abril de 2018
    Beyoncé faz donativo a universidades para alunos negros
  • Beyoncé faz atuação estrondosa em Coachella
    16 de abril de 2018
    Beyoncé faz atuação estrondosa em Coachella
  • Beyoncé ensaia 11 horas por dia para Coachella
    09 de abril de 2018
    Beyoncé ensaia 11 horas por dia para Coachella

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top