IPMA pede imagens de fenómemo raro que aconteceu em Portugal

No final de fevereiro foi registada chuva com congelação. Meteorologistas querem fotos para estudarem o fenómeno.

06 de março de 2018 às 15:55IPMA pede imagens de fenómemo raro que aconteceu em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfra pede a quem tenha fotografias de chuva com congelação para partilhar com os meteorologistas.

No dia 27 de fevereiro, adianta o IPMA, "o continente foi afetado por um fenómeno pouco frequente em território nacional – a ocorrência de chuva com congelação".

Num comunicado, partilhado no Facebook, o IPMA explica que "este fenómeno consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc, …) de precipitação que ocorre na forma liquida".

"Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0 °C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0 °C) em níveis superiores", acrescenta o IPMA.

Tendo em conta o facto de ser pouco frequente, o IPMA convida a quem tenha imagens para partilhar, bem como a localização onde tal aconteceu, através da comunidade IPMA em http://meteoglobal.ipma.pt/, onde já se podem observar algumas imagens enviadas, ou através da APP do IPMA em "enviar observação".

 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top