Fim-de-semana de calor. Chuva regressa na segunda

As temperaturas devem ultrapassar os 30 graus durante o fim-de-semana. Na segunda-feira prevê-se o regresso da chuva, em parte devido ao furacão Ophelia.

13 de outubro de 2017 às 09:42Fim-de-semana de calor. Chuva regressa na segunda

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia, adiantou à Lusa meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o fim de semana estão previstas temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira, o cenário muda muito por conta da trajetória do furacão Ophelia, que hoje está no Atlântico.

"A partir de segunda-feira parece que vai haver uma mudança no estado do tempo, mas até lá vamos continuar, na generalidade do território, com temperaturas acima do normal para a época, com máximas acima dos 30 graus", disse.

Segundo Maria João Frada, para hoje está prevista, no litoral a norte do Cabo Raso, uma descida da temperatura devido a uma massa de ar que tem um trajeto marítimo e que dá origem a mais humidade.

"Amanhã [sábado] vai haver uma subida da temperatura, ficando as máximas acima dos 30 graus na generalidade do território e no domingo vamos ter uma subida das mínimas, que em alguns locais poderão dar origem a noites tropicais", destacou.

Na segunda-feira, de acordo com a meteorologista, vai haver uma mudança no estado do tempo, com chuva e descida das temperaturas em parte devido ao furacão Ophelia que neste momento está no Atlântico, longe do continente e que no sábado vai passar a sudoeste dos Açores.

"Vai passar longe e não vai afetar diretamente o continente, mas vai dar-nos uma mudança de situação. Há-de vir uma componente de vento de sul, uma massa de ar mais quente e instável que vai trazer períodos de chuva ou aguaceiros. A intensidade destes aguaceiros vai depender se o furacão, que na segunda-feira já vai ser uma tempestade ou depressão, vai passar mais longe ou perto", explicou.

No entender de Maria João Frada, esta passagem do Ophelia vai "abrir a porta" para uma mudança no estado do tempo.

"Na segunda e na terça-feira a previsão é de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mas no resto da semana ainda é cedo para dizer, mas pode não ser o mesmo cenário", disse.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Passos: "Governo não merece segunda oportunidade"
Ministra da Administração Interna apresenta demissão
Encontrado material militar roubado de Tancos mas faltam munições de 9mm
Concluída venda do Novo Banco
Selena Gomez salva fã suicida
Operação Aquiles: Todos os arguidos vão a julgamento
Ed Sheeran cancela concertos
"Contra o Vento": a outra perspectiva do colonialismo português
Vacinação contra a gripe está a ser mais reduzida
PUB
Back to Top