"O melhor verão de sempre" para os aeroportos portugueses

16,6 milhões de pessoas utilizaram os aeroportos portugueses, entre julho e setembro. Um crescimento homólogo de 15%.

12 de outubro de 2017 às 20:13"O melhor verão de sempre" para os aeroportos portugueses

O número de passageiros que utilizaram os aeroportos portugueses teve um crescimento homólogo de 15% para 16,6 milhões entre julho e setembro, naquele que foi "o melhor verão de sempre", assinalou hoje a francesa Vinci Airports, dona da ANA.

"Em Portugal, os aeroportos registaram o melhor verão de sempre por uma ampla margem, com 16,6 milhões de passageiros entre julho e setembro, um aumento de 14,7% em relação a 2016", lê-se no comunicado da Vinci, companhia que adquiriu a ANA - Aeroportos de Portugal, no final de 2012, ao Estado português por mais de três mil milhões de euros.

"Este crescimento reflete, em particular, o bom desempenho da companhia aérea nacional portuguesa, a TAP, que intensificou a sua expansão ao abrir novas rotas para África e Estados Unidos e recuperou tráfego com o Brasil", sublinhou a Vinci, acrescentando que "as operadoras de baixo custo ('low-cost') também obtiveram bons resultados, já que o país continua a ser um destino muito procurado por turistas europeus". 

E acrescentou: "O aeroporto de Lisboa, excelente interligação europeia entre a China e a América Latina, confirmou a sua posição de 'hub' [centro de operações] regional com o lançamento, no final de julho, de voos diretos entre Pequim e Lisboa três vezes por semana, operados pela Beijing Capital Airlines".

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o crescimento homólogo do número de passageiros nos aeroportos portugueses é ainda maior (17,7%), correspondente a 40,1 milhões de passageiros.

No aeroporto de Lisboa, no terceiro trimestre, houve um crescimento homólogo de 16% para mais de 8 milhões de passageiros e, entre janeiro e setembro, a subida foi de quase 20% para 20,2 milhões de passageiros.

Já no aeroporto do Porto, a subida foi de 13,5% para 3,2 milhões de passageiros entre julho e setembro, e de 16,5% para 8,2 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do ano.

Quanto ao aeroporto de Faro, houve um avanço de 14,1% no período do verão para 3,5 milhões de passageiros, enquanto no acumulado dos primeiros três trimestres do ano se registou um aumento homólogo de 16,3% para 7,3 milhões de passageiros.

Na Madeira a subida foi de 4,8% para mais de um milhão de passageiros nos três meses do verão e de 8,7% para 2,6 milhões de passageiros entre janeiro e setembro.

Finalmente, nos Açores, o crescimento foi o mais expressivo a nível nacional, com um avanço de 23,1% para 813 mil passageiros entre julho e setembro, e de 20,4% para 1,8 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do ano.

Além dos aeroportos portugueses, a Vinci também opera no Japão (Kansai Airports), tendo registado uma subida de 8,5% entre julho e setembro para 11,6 milhões de passageiros, e um crescimento de 7,9% para 32,3 milhões de passageiros entre janeiro e setembro.

Na operação da Vinci em França, houve um aumento de 9,9% para 5,3 milhões de passageiros nos meses do verão e de 9,1% para 14 milhões de passageiros entre janeiro e setembro.

Já no Chile (Nuevo Pudahuel), o avanço foi de 12,6% para 5,4 milhões de passageiros entre julho e setembro e de 10,9% para 15,7 milhões de passageiros entre janeiro e setembro.

No Camboja (Cambodia Airports), o crescimento foi de 31% para 2,1 milhões de passageiros entre julho e setembro e de 28% para 6,3 milhões de passageiros nos primeiros nove meses.

Por fim, na República Dominicana (Aerodom), houve uma estabilização nos 1,2 milhões de passageiros entre julho e setembro e uma subida de 4,7% para 3,9 milhões de passageiros entre janeiro e setembro.

"No terceiro trimestre de 2017, o tráfego nas infraestruturas geridas pela Vinci Airports aumentou 12,2% [para 112 milhões de passageiros] em comparação com igual período de 2016, com um total de 42,3 milhões de passageiros nos aeroportos da rede", rematou a gestora de aeroportos francesa.
 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Passos: "Governo não merece segunda oportunidade"
Ministra da Administração Interna apresenta demissão
Encontrado material militar roubado de Tancos mas faltam munições de 9mm
Concluída venda do Novo Banco
Selena Gomez salva fã suicida
Operação Aquiles: Todos os arguidos vão a julgamento
Ed Sheeran cancela concertos
"Contra o Vento": a outra perspectiva do colonialismo português
Vacinação contra a gripe está a ser mais reduzida
PUB
Back to Top