Furacão Ophelia com rajadas de vento de 185 quilómetros/hora

Aumentou a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel.

pixabay
12 de outubro de 2017 às 19:43Furacão Ophelia com rajadas de vento de 185 quilómetros/hora

O furacão Ophelia registou rajadas de vento de 185 quilómetros/hora e continua a aumentar a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, anunciou o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que às 15h00 locais (mais uma hora em Lisboa) o centro do furacão Ophelia, de categoria 1, estava a 1 145 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas verifica-se "um aumento da intensidade do vento nas últimas 12 horas", com vento médio estimado de 150 quilómetros/hora e rajadas na ordem dos 185 quilómetros/hora.

"O ciclone Ophelia está já a deslocar-se para norte/nordeste a quatro quilómetros/hora", adianta o comunicado, disponível na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

Segundo o IPMA, prevê-se que "nas próximas 48 horas mantenha esta direção de trajetória, continuando a aproximar-se do arquipélago dos Açores".

Assim, é esperado que às 00 00 de sexta-feira "se encontre localizado a 1 103 quilómetros a sudoeste de Santa Maria". 

No sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, observa o IPMA.

"Para as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone", adianta o comunicado.

Contudo, relativamente às ilhas do grupo oriental a probabilidade de o ciclone influenciar o estado do tempo (com vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora) a partir de sábado em São Miguel varia entre 40 a 50 % e em Santa Maria varia agora entre 60 a 70%.
 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Passos: "Governo não merece segunda oportunidade"
Ministra da Administração Interna apresenta demissão
Encontrado material militar roubado de Tancos mas faltam munições de 9mm
Concluída venda do Novo Banco
Selena Gomez salva fã suicida
Operação Aquiles: Todos os arguidos vão a julgamento
Ed Sheeran cancela concertos
"Contra o Vento": a outra perspectiva do colonialismo português
Vacinação contra a gripe está a ser mais reduzida
PUB
Back to Top