A 'Terra Treme' esta sexta-feira

Baixar, proteger e aguardar são os gestos que lhe podem salvar a vida.

12 de outubro de 2017 às 16:13A 'Terra Treme' esta sexta-feira

'A Terra Treme' é um exercício de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico, promovido esta sexta-feira pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

Dura apenas um minuto, mas pode ajudar os portugueses a estarem preparados durante um sismo real.

Jorge Dias, da ANPC, explica que "o que se pretende é sensibilizar a população para o risco sísmico. Durante o exercício pede-se que as pessoas executem três gestos simples que podem fazer a diferença entre conseguirem ou não salvarem-se no caso de um evento sísmico".

Às 10h13, os portugueses são então desafiados a participar no exercício que assenta na realização desses três gestos: baixar, proteger e aguardar.

As crianças, através das escolas, são um dos alvos da iniciativa, mas a ideia é que toda população se envolva. Os mais jovens "não só apreendem mais facilmente a mensagem, como são portadores da mensagem para os mais velhos", explica Jorge Dias. "Mas não são só as escolas. Na véspera do evento já temos mais de 420 mil portugueses inscritos. Acreditamos que vamos chegar a cerca de um milhão".

A ANPC convida os portugueses a visitarem o site www.aterratreme.pt, onde podem encontrar toda a informação sobre o projecto e registar-se no mesmo. A inscrição não é obrigatória, mas permite reunir dados que possam contribuir para melhorar no futuro.

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Passos: "Governo não merece segunda oportunidade"
Ministra da Administração Interna apresenta demissão
Encontrado material militar roubado de Tancos mas faltam munições de 9mm
Concluída venda do Novo Banco
Selena Gomez salva fã suicida
Operação Aquiles: Todos os arguidos vão a julgamento
Ed Sheeran cancela concertos
"Contra o Vento": a outra perspectiva do colonialismo português
Vacinação contra a gripe está a ser mais reduzida
PUB
Back to Top