Nobel da Física atribuído a descobertas sobre ondas gravitacionais

A distinção foi atribuída a um cientista alemão e a dois norte-americanos e está ligada à Teoria da Relatividade de Einstein.

Real Academia Sueca
03 de outubro de 2017 às 11:00Nobel da Física atribuído a descobertas sobre ondas gravitacionais

O prémio Nobel da Física 2017 foi hoje atribuído a três cientistas por descobertas sobre ondas gravitacionais. 

A distinção foi feita ao alemão Rainer Weiss, e aos norte-americanos Barry C. Barish e Kip S. Thorne por "contribuições decisivas relacionadas ao detetor LIGO/Virgo".

As ondas gravitacionais são deformações no tecido espaço-tempo do universo, e a existência destas ondas gravitacionais já tinham sido previstas na Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

O físico Carlos Fiolhais explica que "Einstein usava a matemática para se interrogar sobre questões fundamentais como o que é o espaço, o que é o tempo, o que é a matéria, o que é a energia. E pensou que o tempo e o espaço estavam ligados e que o espaço e o tempo poderiam abanar. A força da gravidade é a deformação, disse ele (Einstein), do espaço e do tempo e esse abanar são as tais ondas gravitacionais. Enfim, era apenas uma ideia teórica. Mas nos últimos anos, graças a um enorme investimento destinado a detetar sinais que pudessem existir no cosmos dessas ondas gravitacionais, o que é certo é que foram encontradas. É um prodígio da tecnologia." 

Para o investigador da Universidade de Coimbra, "dispomos agora de uma nova ferramenta para conhecer o mundo. Estamos a saber mais sobre o céu, sobre o início do mundo, e isso responde a questões como de onde vimos, para onde vamos?" 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Passos: "Governo não merece segunda oportunidade"
Ministra da Administração Interna apresenta demissão
Encontrado material militar roubado de Tancos mas faltam munições de 9mm
Concluída venda do Novo Banco
Selena Gomez salva fã suicida
Operação Aquiles: Todos os arguidos vão a julgamento
Ed Sheeran cancela concertos
"Contra o Vento": a outra perspectiva do colonialismo português
Vacinação contra a gripe está a ser mais reduzida
PUB
Back to Top