Juncker defende criação de ministro europeu das Finanças

O presidente da Comissão Europeia fez esta quarta-feira o discurso sobre o estado da União.

EPA/OLIVIER HOSLET
13 de setembro de 2017 às 09:43Juncker defende criação de ministro europeu das Finanças

O Presidente da Comissão Europeia propõe a criação de um Fundo Monetário Europeu e de um ministro europeu das Finanças e da Economia.

As propostas foram anunciadas esta quarta-feira por Jean Claude Juncker durante o discurso anual sobre o estado da União.

?Precisamos de um ministro europeu das Finanças e da Economia, que coordene todos os instrumentos europeus e possa intervir quando for preciso?, sublinhou o chefe do executivo comunitário.

No discurso, que decorreu no Parlamento Europeu, Juncker falou ainda sobre a economia, para reforçar que a União Europeia (UE) regista "o quinto ano de recuperação económica" em todos os estados membros.

O Presidente da Comissão Europeia alertou também para o papel solidário que a UE deve assumir na questão dos refugiados, e prometeu trabalhar em conjunto com as Nações Unidas.

A questão do Brexit foi também sublinhada por Juncker, que lamentou a saída do Reino Unido da União Europeia: " será um momento trágico, mas devemos avançar (...) porque o Brexit não é o futuro da Europa".

A Comissão Europeia vai propor ainda uma cimeira a 30 de junho na Roménia, para discutir o futuro da UE a 27.

 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

PUB
Back to Top