Reconstruir casas é prioridade, diz governo

Palavras do primeiro-ministro um mês depois dos incêndios em Pedrógão

HUGO DELGADO/LUSA
17 de julho de 2017 às 16:37Reconstruir casas é prioridade, diz governo

O primeiro-ministro disse hoje que a prioridade em Pedrógão Grande do Governo é reconstruir as casas destruídas pelo incêndio de há um mês e adiantou que neste momento "há mais de cinco casas" em construção.

"A prioridade agora é fazer aquilo que é essencial, que é a reconstrução", afirmou, adiantando que há "mais de cinco casas" que neste momento já estão em construção, estando também já restabelecidas as ligações rodoviárias, de comunicações e as redes elétricas. 

Contudo, António Costa, que falava à margem da cerimónia de inauguração do novo terminal do aeroporto de Faro, sublinhou que o processo de reconstrução "vai levar o seu tempo" e que ninguém pode ter a ilusão de que se vai reconstruir mais rapidamente do que foi destruído.

"Uma casa arde num minuto, mas infelizmente não se reconstrói num minuto e é nesse trabalho que nós temos que concentrar, que temos que fazer e que estamos a fazer", referiu o primeiro-ministro aos jornalistas, observando ainda que "nenhum arquiteto faz um projeto de um dia para o outro".

Segundo o primeiro-ministro, o processo de reconstrução das casas está, por enquanto, a concentrar os donativos angariados por um fundo criado pelo Estado para ajudar as vítimas dos incêndios, que são essencialmente donativos vindos de outros países, já que em Portugal a preferência foi a de encaminhar os donativos para o setor social.

Os incêndios iniciados a 17 de junho em Pedrógão Grande provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, consumindo mais de 53 mil hectares.

Os fogos da região Centro afetaram aproximadamente 500 habitações, quase 50 empresas e os empregos de 372 pessoas.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Lista de vítimas de Pedrógão está em segredo de justiça
Pedrógão Grande: Autarcas sugerem divulgação da lista para serenar populações
Carta aberta dos Linkin Park a Chester Bennington
Sertã: Incêndio obrigou à retirada de mais de 150 pessoas de casa
Fotojornalistas recolhem 5 286 euros para Pedrógão
Incêndios: Vento, reacendimentos e poucos meios preocupam autoridades em Mação
Vem aí música nova de Pink
Pedrogão Grande: MP abre inquérito a morte em acidente de viação
Novo single de Louis Tomlinson
PUB
Back to Top