Comissão Europeia reforça combate ao fogo em Portugal

Bruxelas já enviou sete aviões e mais de 100 bombeiros para ajudar no combate às chamas.

LUSA
19 de junho de 2017 às 12:18Comissão Europeia reforça combate ao fogo em Portugal

A Comissão Europeia respondeu a todos os pedidos feitos pelo Governo português tendo sido enviados já sete aviões e mais de 100 bombeiros para ajudar a combater os fogos que fizeram pelo menos 62 mortos, no domingo.

"Foram enviados sete aeronaves de combate a incêndios de França, Itália e Espanha, mais de 100 bombeiros de Espanha e o sistema de satélite europeu Copérnico está a enviar mapas de avaliação de danos às autoridades", disse na conferência de imprensa diária o porta-voz Carlos Martín.

"O Mecanismo de Proteção Civil da UE é ativado sob pedido", esclareceu ainda, salientando que foram atendidos "todos os pedidos que foram feitos por Portugal", tendo ainda sido enviado para o terreno" um oficial de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência" da Comissão Europeia, para ajudar na coordenação das propostas de assistência.

"Estamos totalmente disponíveis para ajudar" sublinhou.

O fogo, que deflagrou na tarde de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 62 mortos civis e 62 feridos, dois deles em estado grave. Entre os operacionais, registam-se dez feridos, quatro em estado grave. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira. 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Governo garante apoio psicológico e sobreviventes de incêndios
MP investiga se houve fogo posto em Pedrógão Grande
Juntos Por Todos: "não houve ninguém que nos tenha dito não"
Passos pede desculpa por informação não confirmada
Défice aumenta para quase 700 milhões
Filha de Michael Jackson dedica nova tatuagem ao pai
Nine Inch Nails no Twin Peaks
Santa Casa de Pedrógão esclarece declarações polémicas de Passos
Corpo de Dalí vai ser exumado
PUB
Back to Top