Ciberataque sem prejuízos em Portugal

Centro Nacional de Cibersegurança desativou estado de alerta e assegura que foram tomadas medidas para minimizar os danos.

EPA
16 de maio de 2017 às 19:57Ciberataque sem prejuízos em Portugal

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) avança que o ataque que atingiu vários países não causou grandes prejuízos em Portugal, até porque foram tomadas medidas para minimizar os danos. Garantia do coordenador do centro, Pedro Veiga, três dias depois do ciberataque que afetou cerca de 300 mil computadores em 150 países.

O CNCS desativou esta terça-feira o estado de alerta após ciberataque que não chegou a atingiu qualquer organismo da administração pública. Pedro Veiga, assegura que "numa avaliação preliminar dentro da administração pública, os mecanismos estavam preparados". O coordenador avança que o centro pediu relatórios com descrições mais pormenorizadas a todos os organismos da administração pública, desde ministérios, universidades, a direções-gerais, entre outros.

Veiga ressalva que o ciberataque mundial ocorreu numa sexta-feira, na qual o Governo decretou tolerância de ponto para a função pública devido à visita do papa a Fátima, o que poderá ter evitado uma situação mais grave.    

Funcionários dos serviços de informações dos Estados Unidos e especialistas do setor privado suspeitam que piratas informáticos de Pyongyang estão por detrás do ciberataque mundial, noticiou o jornal New York Times.

O vírus 'WannaCry' propaga-se aproveitando uma vulnerabilidade do sistema operativo da Microsoft, detetada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, cujos dados foram roubados em abril por piratas informáticos.

O vírus limita ou impede aos utilizadores o acesso ao computador ou a ficheiros, exigindo ao proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.

 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Lista de vítimas de Pedrógão está em segredo de justiça
Pedrógão Grande: Autarcas sugerem divulgação da lista para serenar populações
Carta aberta dos Linkin Park a Chester Bennington
Sertã: Incêndio obrigou à retirada de mais de 150 pessoas de casa
Fotojornalistas recolhem 5 286 euros para Pedrógão
Incêndios: Vento, reacendimentos e poucos meios preocupam autoridades em Mação
Vem aí música nova de Pink
Pedrogão Grande: MP abre inquérito a morte em acidente de viação
Novo single de Louis Tomlinson
PUB
Back to Top