71% dos portugueses recicla e existem 43 mil ecopontos no país

20 anos depois de ter sido criada, a Sociedade Ponto Verde revela que Portugal reciclou 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens.

17 de maio de 2017 às 07:0071% dos portugueses recicla e existem 43 mil ecopontos no país

A Sociedade Ponto Verde foi criada há precisamente 20 anos.

A sua criação marcou uma mudança significativa na política ambiental do país, e atualmente, 7 em cada 10 lares portugueses fazem reciclagem dos resíduos que produzem no seu dia-a-dia.

Esta quarta-feira também é assinalado o Dia Internacional da Reciclagem e João Letras, diretor do departamento de gestão de resíduos da Sociedade Ponto Verde sublinha a mudança de paradigma nas famílias portuguesas na forma como tratam do lixo e destaca que 71% da população já recicla.

Ao longo dos últimos 20 anos a Sociedade Ponto Verde reciclou cerca de 7,5 milhões de toneladas de resíduos em embalagens, o equivalente ao peso de três pontes Vasco da Gama.

Apesar dos números satisfatórios, João Letras defende que ainda há um caminho a percorrer e que o país tem de se preparar para os novos desafios da reciclagem.

O diretor do departamento de gestão de resíduos da Sociedade Ponto Verde enaltece a atual inexistência de lixeiras em Portugal, e o impacto positivo que a criação de aterros teve no meio ambiente.

Ainda assim, João Letras traça o objetivo de reduzir o lixo que vai atualmente para aterros para valores entre os 10% e os 20% até 2025/2030.

O processo de mudança de hábitos ambientais dos portugueses foi possível graças a um investimento de 50 milhões de euros na educação dos consumidores, cerca de dois milhões de euros em ações de comunicação promovidas pelas autarquias e mais dois milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

PUB
Back to Top