Esperança no combate à infertilidade

Cientistas dos Estados Unidos criaram impressora 3D para ovários artificiais férteis.

16 de maio de 2017 às 16:50Esperança no combate à infertilidade

Mulheres que sofreram cancro e tenham ficado inférteis podem estar mais perto de voltar a ser mães. Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram ovários para tentar devolver a fertilidade e a produção de hormonas a mulheres que foram submetidas a tratamentos para o cancro em adultas ou sobreviveram a cancros infantis.

"O que acontece com algumas das nossas doentes de cancro é que os ovários não funcionam a um nível suficiente e precisam de terapias hormonais de substituição", afirmou a investigadora Monica Laronda, coautora do estudo publicado esta terça-feira, na Nature Communications.

A inovação desta tecnologia de impressão 3D, experimentada em ratos de laboratório inférteis, utiliza um hidrogel biológico gelatinoso feito a partir de colagénio, uma proteína presente nos tecidos humanos, para a produção dos ovários férteis artificiais.

Na maior parte dos casos, o hidrogel é fraco e "como é composto principalmente por água, muitas vezes colapsa", afirmou o professor de ciência dos materiais e engenharia Ramille Shah, da Universidade do Noroeste, do estado norte-americano do Ilinóis.

Aquando da implementação do ovário artificial produzido pela impressora 3D, este é capaz de alojar os óvulos na sua estrutura porosa e permite que amadureçam. Enquanto isso, os vasos sanguíneos vão permitindo a circulação de hormonas que desencadeiam a produção de leite após o parto.

"Esta investigação demonstra que estes ovários bioprostéticos conseguem funcionar a longo prazo", afirmou Teresa Woodruff, diretora do Instituto de Investigação de Saúde Feminina de Feinberg.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Lista de vítimas de Pedrógão está em segredo de justiça
Pedrógão Grande: Autarcas sugerem divulgação da lista para serenar populações
Carta aberta dos Linkin Park a Chester Bennington
Sertã: Incêndio obrigou à retirada de mais de 150 pessoas de casa
Fotojornalistas recolhem 5 286 euros para Pedrógão
Incêndios: Vento, reacendimentos e poucos meios preocupam autoridades em Mação
Vem aí música nova de Pink
Pedrogão Grande: MP abre inquérito a morte em acidente de viação
Novo single de Louis Tomlinson
PUB
Back to Top