Esperança no combate à infertilidade

Cientistas dos Estados Unidos criaram impressora 3D para ovários artificiais férteis.

16 de maio de 2017 às 16:50Esperança no combate à infertilidade

Mulheres que sofreram cancro e tenham ficado inférteis podem estar mais perto de voltar a ser mães. Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram ovários para tentar devolver a fertilidade e a produção de hormonas a mulheres que foram submetidas a tratamentos para o cancro em adultas ou sobreviveram a cancros infantis.

"O que acontece com algumas das nossas doentes de cancro é que os ovários não funcionam a um nível suficiente e precisam de terapias hormonais de substituição", afirmou a investigadora Monica Laronda, coautora do estudo publicado esta terça-feira, na Nature Communications.

A inovação desta tecnologia de impressão 3D, experimentada em ratos de laboratório inférteis, utiliza um hidrogel biológico gelatinoso feito a partir de colagénio, uma proteína presente nos tecidos humanos, para a produção dos ovários férteis artificiais.

Na maior parte dos casos, o hidrogel é fraco e "como é composto principalmente por água, muitas vezes colapsa", afirmou o professor de ciência dos materiais e engenharia Ramille Shah, da Universidade do Noroeste, do estado norte-americano do Ilinóis.

Aquando da implementação do ovário artificial produzido pela impressora 3D, este é capaz de alojar os óvulos na sua estrutura porosa e permite que amadureçam. Enquanto isso, os vasos sanguíneos vão permitindo a circulação de hormonas que desencadeiam a produção de leite após o parto.

"Esta investigação demonstra que estes ovários bioprostéticos conseguem funcionar a longo prazo", afirmou Teresa Woodruff, diretora do Instituto de Investigação de Saúde Feminina de Feinberg.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Recusada perícia às músicas de Tony Carreira por medo
Morreu a mulher mais rica do mundo
Foo Fighters no Carpool Karaoke
INE quer saber como é que os portugueses se deslocam
Fãs de Selena Gomez fascinados com o seu cachorrinho
Artistas portugueses em tributo a Leonard Cohen: "Cohen é uma referência fundamental" - Miguel Guedes
Marcelo considera urgente estatuto legal para cuidadores de doentes de Alzheimer
Governo garante mecanismo de atualização das pensões
China inaugura hoje comboio mais rápido do Mundo
PUB
Back to Top