FFF: futebol, festival e Fátima

13 de maio vai ser avassalador. A culpa é do Benfica, de Salvador Sobral e do Papa. Os três casos envolvem a palavra estrela.

12 de maio de 2017 às 10:15FFF: futebol, festival e Fátima

O 13 de maio ainda é o que era. Se calhar, nunca foi tão avassalador como este. O centenário das aparições em Fátima na presença do Papa? Benfica a caminho de um inédito tetra? Salvador Sobral na iminência de mais um brilharete no Festival da Eurovisão? Tudo a 13 de maio? Os três F (futebol, fado e Fátima) de outros tempos reganham força em 2017, só com uma pequena substituição musical. Os portugueses vão voltar a estar bem entretidos neste sábado, com vários tipos de emoções ao rubro, de manhã, ao final da tarde ou à noite. Assim não se perde pitada.

F de Fátima (a partir das 9h10)
É a sexta vez que um Papa vem ao Santuário de Fátima - depois das visitas de Paulo VI (1967), do bem mariano João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e de Bento XVI (2010). O Papa Francisco nunca tinha pisado solo nacional e vai restringir a sua visita de menos de 24 horas aos pontos de peregrinação, dispensando as mordomias normais a que tem direito um Chefe de Estado. Jorge Bergoglio (o nome do Papa) vai condecorar o Santuário de Fátima com a terceira Rosa de Ouro - o reconhecimento do Vaticano por serviços à igreja católica. E vai canonizar os pastorinhos videntes Jacinta e Francisco. Depois da chegada hoje à Base Aérea de Monte Real (próximo de Fátima), às 16h20, a que se seguem um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ou a saudação aos peregrinos, o programa de 13 de maio começa logo às 9h10 com um encontro do Papa com o primeiro-ministro português, António Costa. Às 9h40, o Papa visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima. Logo a seguir, o Papa Francisco preside à missa no Santuário. Às 15h00, na Base Aérea de Monte Real, o Sumo Pontífice parte de volta para Roma.   

F de futebol (às 18h15)
Se ganhar este sábado ao Vitória de Guimarães (jogo às 18h15), o Benfica conquista o inédito tetracampeonato. Nesse caso, o país vermelho sairá para a rua: rumo ao 36, à Rotunda do Marquês de Pombal (Lisboa), à Rotunda da Boavista (Porto) e às muitas dezenas de praças principais pelo país fora. Para os antipatizantes do Benfica, milagre será a equipa de Rui Vitória não ser campeã, o que implicaria uma derrota e um empate nos jogos que faltam e as vitórias do FC Porto nos dois jogos que faltam. Para alguns analistas, milagre tem sido a sorte recorrente do Benfica ao longo da época 2016-17. Aquele golo no último minuto do central argentino Lisandro Lopez no Dragão, a valer um empate impensável depois de uma exibição mais extravagante do FC Porto. A derrota do dominador Sporting na Luz depois de uma segunda-parte muito ameaçadora da equipa de Jorge Jesus - mas insuficiente para a reviravolta. Mitroglou a inventar golos decisivos quando as oportunidades não surgiam. E os postes amigos a salvar o Benfica de desfeitas ¿ basta lembrarmo-nos dos últimos dois jogos, frente ao Estoril e ao Rio Ave. Estrelinha de campeão?

F de festival (às 20h00)
Nunca neste milénio um representante nacional do Festival da Eurovisão foi tão badalado como Salvador Sobral. Não cresceu a ver o Festival da Canção mas parece estar a tirar prazer desta campanha festivaleira com `Amar pelos Dois¿, escrito pela irmã Luísa. Destaca-se por ser diferente dos restantes concorrentes. Tem em mãos uma balada orquestrada que contrasta com a supremacia da pop eletrónica na Eurovisão. E prescinde da opção recorrente da língua inglesa. Há quem lhe peça a improvável vitória no Festival da Eurovisão ou, os menos ambiciosos, o melhor resultado nacional de sempre do nosso país (porque o melhor de Portugal é apenas um 6º lugar de Lúcia Moniz na edição de 1996). Mas, tal como Salvador Sobral nos disse em entrevista, "a minha única ambição é que as pessoas tenham a sensibilidade para conseguir perceber a canção". Com ou sem vitória da Eurovisão, o crescimento de Salvador Sobral passa a ser inclinado. Para o estrelato.

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo
Tiago Oliveira preside a Missão para gerir fogos
Estado vai ficar com 54% do SIRESP
MP pede prisão para todos os arguidos no caso BPN
Governo enfrenta moção de censura: perguntas e respostas
Nova canção dos D.A.M.A.
Árbitros fazem greve nos jogos da Taça da Liga
Foo Fighters lançam música nova
Conselho da Magistratura "não intervém" em polémica sobre acórdão da Relação do Porto
PUB
Back to Top