Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento

É umas das descobertas sobre sexualidade em relacionamentos próximos a ser debatida a partir de hoje no Porto

21 de abril de 2017 às 08:17Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento

A ciência confirma: a satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento. É uma das conclusões Erick Janseen, especialista doutorado em Psicologia, numa investigação que durou 20 anos e que vai hoje ser apresentada no seminário internacional "Investigação sobre Sexualidade Humana", na Universidade do Porto.

Em entrevista à Lusa, via correio eletrónico, Janssen, doutorado em Psicologia pela Universidade de Amesterdão (Holanda) e professor do Institute for Family and Sexuality Studies da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), garante que"a satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento".

Apesar da associação que se estabelece entre os dois conceitos - satisfação sexual e satisfação no relacionamento -, o especialista holandês refere que o conhecimento sobre como os aspetos sexuais têm um impacto positivo, ou negativo, num relacionamento é "ainda limitado".

 "Nos últimos anos, assistimos a um crescente interesse, tanto de sexólogos, como de especialistas em relacionamentos, nos processos sexuais didáticos e na respetiva relevância, para explicar a ligação entre satisfação sexual e a satisfação no relacionamento", conta o psicólogo que vai hoje apresentar novas descobertas sobre sexualidade em relacionamentos próximos. 

O especialista revelou ainda que "a investigação sobre o papel das diferenças individuais e da semelhança do casal (por exemplo, no apego e resposta sexual) nas interações e padrões de comunicação entre o casal e nas motivações sexuais também vão ser discutidos".

Os estudos mostram que a facilidade com que alguém se excita sexualmente, ou como alguém é facilmente inibido, vaticina o funcionamento e a satisfação sexual, especialmente nas mulheres, revelou o especialista.

Erick Janssen encerra hoje o seminário internacional "Investigação sobre Sexualidade Humana" com a conferência "New diretions in the study of sex and relationships" (Novas direções no estudo do sexo e dos relacionamentos, em português), marcada para as 18h, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Erik Janssen editou recentemente a obra de referência "Psychophysiology of Sex" (Psicologia do sexo, em português), e recebeu vários prémios científicos, destacando-se os galardões Hugo Beigel Research Awards para melhor artigo publicado no Journal of Sex Research em 2000 e 2002. 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Termo de Identidade e Residência para dono de cão que atacou criança em Matosinhos
Fernando Santos quer ganhar o Mundial
Morreu Jonathan Demme
Tolerância de ponto a 12 de maio
Regionalização? "Não é oportuno"
Benfica contrata vice-campeão mundial do triplo salto em 2015
Abandono escolar cai para menos de metade em 10 anos
Beyoncé foi a que mais discos físicos vendeu em 2016
Justin Bieber acusado de antissemitismo
Back to Top