Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento

É umas das descobertas sobre sexualidade em relacionamentos próximos a ser debatida a partir de hoje no Porto

21 de abril de 2017 às 08:17Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento

A ciência confirma: a satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento. É uma das conclusões Erick Janseen, especialista doutorado em Psicologia, numa investigação que durou 20 anos e que vai hoje ser apresentada no seminário internacional "Investigação sobre Sexualidade Humana", na Universidade do Porto.

Em entrevista à Lusa, via correio eletrónico, Janssen, doutorado em Psicologia pela Universidade de Amesterdão (Holanda) e professor do Institute for Family and Sexuality Studies da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), garante que"a satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento".

Apesar da associação que se estabelece entre os dois conceitos - satisfação sexual e satisfação no relacionamento -, o especialista holandês refere que o conhecimento sobre como os aspetos sexuais têm um impacto positivo, ou negativo, num relacionamento é "ainda limitado".

 "Nos últimos anos, assistimos a um crescente interesse, tanto de sexólogos, como de especialistas em relacionamentos, nos processos sexuais didáticos e na respetiva relevância, para explicar a ligação entre satisfação sexual e a satisfação no relacionamento", conta o psicólogo que vai hoje apresentar novas descobertas sobre sexualidade em relacionamentos próximos. 

O especialista revelou ainda que "a investigação sobre o papel das diferenças individuais e da semelhança do casal (por exemplo, no apego e resposta sexual) nas interações e padrões de comunicação entre o casal e nas motivações sexuais também vão ser discutidos".

Os estudos mostram que a facilidade com que alguém se excita sexualmente, ou como alguém é facilmente inibido, vaticina o funcionamento e a satisfação sexual, especialmente nas mulheres, revelou o especialista.

Erick Janssen encerra hoje o seminário internacional "Investigação sobre Sexualidade Humana" com a conferência "New diretions in the study of sex and relationships" (Novas direções no estudo do sexo e dos relacionamentos, em português), marcada para as 18h, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Erik Janssen editou recentemente a obra de referência "Psychophysiology of Sex" (Psicologia do sexo, em português), e recebeu vários prémios científicos, destacando-se os galardões Hugo Beigel Research Awards para melhor artigo publicado no Journal of Sex Research em 2000 e 2002. 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Final Taça de Portugal: Já há três detidos na mata do Jamor
Governo português vai à Venezuela apoiar comunidades
Já se almoça no Jamor
Sebastian Vettel vence Grande Prémio do Mónaco
Mais de mil toneladas de alimentos recolhidos por Banco Alimentar
Dia dos bombeiros marcado por protestos
British Airways quer retomar hoje a normalidade em Londres
António Costa diz que país ainda precisa de "muitas boas notícias"
Arsenal vence Taça de Inglaterra
PUB
Back to Top